A tradição do peixe na Sexta Santa

Muitas pessoas mantêm o hábito de não comer carne vermelha nesta data

Divino. Estoque pronto para a Semana Santa
Foto: Carol Salvini/ A Comarca

A Sexta-Feira Santa, também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, representa o dia em que Jesus Cristo foi morto ao ser crucificado. Para os cristãos é dia de recolhimento e respeito, por isso, muitas pessoas adotaram a tradição não comer carne vermelha nesta data (30 de março, em 2018).

Nesta época do ano, as peixarias renovam seus estoques para atender a grande demanda. Segundo Divino Barion, proprietário da Peixaria do Divino, nos três dias da Semana Santa se vende o equivalente a um mês comum. “Os peixes mais vendidos são a sardinha, merluza, tilápia, camarão e o bacalhau”, cita.

Para preparar os pratos, os peixes podem ser grelhados, assados, cozidos, fritos. “Também ficam muito saborosos quando feitos na churrasqueira”, completa Divino. É muito importante o consumidor procurar locais de boa procedência para comprar peixes de qualidade.

Devido à grande procura por peixes para a Semana Santa, Divino aconselha: “Não deixem as compras para a última hora! Comprem com antecedência, pois os estoques acabam rápido nesta época do ano. É importante as pessoas terem consciência de que comer peixe faz bem para a saúde, portanto, deve ser consumido durante o ano todo”, conclui.

DICA DO DIVINO

Como grelhar um peixe

Aqueça uma frigideira antiaderente grande e coloque um bom fio de azeite. Leve os filés ao fogo de 2 em 2 e deixe grelhar por 2 minutos cada lado em fogo médio. Fique atento para não queimar. O tempo pode variar dependendo da espessura dos filés.

Eles estarão prontos quando estiverem firmes e corados. Retire-os e coloque em uma travessa limpa. Limpe a frigideira com papel toalha e repita o procedimento. Os filés podem ser servidos somente grelhados ou com molhos de sua preferência, como camarão, alcaparras, queijo, espinafre, etc. Para acompanhar, arroz branco, risotos e salada de folhas.

Bom apetite!

 


Fonte: Carol Salvini


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários