Passeata do Dia do Autismo acontece na segunda (2)

Passeata da conscientização do Autismo sairá da praça central da Igreja Matriz com participação da fanfarra da escola ?Ernesto Masselani?


Na próxima segunda-feira (2), a Prefeitura de Matão, por meio das Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura, realizará uma passeata pela conscientização do Autismo. O evento terá início na praça central da Igreja Matriz e a concentração será no coreto, às 9h. A partir dali, todos sairão pelas ruas da cidade, inclusive com a participação da fanfarra da escola estadual ‘Ernesto Masselani’. O objetivo é informar a população mundial sobre a doença, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O Centro de Reabilitação Infantil de Matão planejou uma programação com palestras e outros eventos públicos que acontecem na cidade. As escolas municipais, EMEIs e creches trabalharão o tema em sala de aula, assim como a divulgação nos portais de notícias, rádios, jornais e televisão. Toda a população está convidada a participar das atividades na semana especial do Autismo.

Na quinta-feira (5), às 19h30, a ACE promove a palestra ‘Manejo comportamental de crianças com TEA’, ministrada pela pedagoga Aline Soares Oliveira, especialista em “Análise do Comportamento Aplicado em Autismo”, pela Ufscar/Lahamiel. A Câmara Municipal realiza a solenidade de entrega do troféu ‘Tufik Abi Rached’ aos pais e profissionais que atuam com pessoas autistas na sexta-feira (6), às 20h. Já no dia 28 de abril (sábado), a Associação Comercial e Empresarial (ACE) exibirá o filme “O cérebro de Hugo’, às 15h, que será comentado pelo psiquiatra Dr. Marcelo Augusto Duarte Teixeira no projeto ‘Cinearte Psicanálise’.

Dia do Autismo

O ‘Dia do Autismo’, realizado no dia 2de abril, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e promover esclarecimentos. O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” e seus sintomas são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e/ou dificuldades de relacionamento. Existem vários níveis diferentes de Autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas não possui nenhum tipo de atraso mental.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários