Passeata conscientiza sobre Autismo

População acompanhou movimentação no centro da cidade

Dia foi marcado por manifestações de conscientização
Foto: Ingrid Alves

Dia 2 de abril é Dia do Autismo e, com o intuito de conscientizar e alertar as pessoas sobre o diagnóstico precoce, foi realizada na segunda-feira (02) na área central da Matão uma passeata. O evento foi uma realização da Prefeitura por meio das Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura e contou com a participação da fanfarra da escola estadual ‘Ernesto Masselani’, membros da Apae, Caps, Nape, Centrinho e CMEES.

Para a psicóloga e coordenadora do Centro de Saúde Mental Infantil, Elaine C. M. Freitas, essa ação tem como objetivo mexer com a população e ampliar a abrangência da conscientização. “Ainda há muitas pessoas sem o diagnóstico. É preciso ficar atento aos sinais”, diz. Esse é o 6º ano que a passeata é realizada.

O Autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. “Eventos como esse são importantes para as pessoas se conscientizarem de que o Autismo não é uma doença e não precisa discriminar as pessoas”, desabafa Raquel Requenha, mãe de Abner, de 13 anos, autista. Eles sempre participam de ações sobre o tema e o menino, diz a mãe, se sente em casa porque já entende a importância.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” e entre seus sinais estão: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem e/ou dificuldades de relacionamento. Existem vários níveis diferentes de Autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno mas não possui nenhum tipo de atraso mental.

 

Programação

O Centro de Reabilitação Infantil de Matão planejou uma programação com palestras e outros eventos públicos que acontecem na cidade.

Na quinta-feira (5), às 19h30, a ACE promove a palestra ‘Manejo comportamental de crianças com TEA’. A Câmara Municipal realiza a solenidade de entrega do troféu ‘Tufik Abi Rached’ aos pais e profissionais que atuam com pessoas autistas na sexta-feira (6), às 20h. Já no dia 28 de abril (sábado), a Associação Comercial e Empresarial (ACE) exibirá o filme “O cérebro de Hugo’, às 15h, que será comentado pelo psiquiatra Dr. Marcelo Augusto Duarte Teixeira no projeto ‘Cinearte Psicanálise’.


Fonte: Ingrid Alves


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários