HBA pode abrigar campus da Uniara

Pedido de concessão do prédio à universidade entra em caráter de urgência na sessão da Câmara dessa segunda-feira (9); seis cursos serão implementados

Foto: Ingrid Alves

O prefeito Edinardo Esquetini anunciou, na tarde da segunda-feira (9), a vinda da Universidade de Araraquara (Uniara) para Matão. A ideia é ocupar o prédio onde seria implantado o HBA (Hospital do Bairro Alto). Para isso, entra na Sessão da Câmara desta segunda-feira, em caráter de urgência, o pedido de concessão do imóvel para a universidade.

De acordo com o assessor institucional da Uniara, Fernando Passos, há pressa porque o Ministério da Educação concedeu um curto prazo para a apresentação de toda a documentação. “A Uniara passou a ser universidade e, com isso, conquistamos a possibilidade de crescer além do nosso campus em Araraquara. Matão está no nosso coração, por isso queremos vir para cá”, disse em entrevista coletiva. Este será o primeiro campus da Uniara fora de Araraquara.

Seis cursos já foram criados e poderão ser oferecidos já em 2019, dependendo do andamento da concessão e posteriores contratos: Medicina Veterinária, Nutrição, Fisioterapia, Pedagogia, Administração, Estética e Cosmética. O custo da reforma e adequação da área ficaria por conta da Uniara.

“Acreditamos muito na cidade e na vinda de muitos estudantes da região. Apostamos na implantação de um grande polo de educação no município”, declarou Passos. O prefeito Edinardo Esquetini disse que as negociações começaram em 2016, logo após as eleições, e que outras universidades demonstraram interesse em vir para Matão. “Nas atuais condições financeiras da Prefeitura, não conseguimos destinar R$ 1,00 para o HBA. E a Uniara tem a possibilidade de trazer o curso de Medicina para a cidade também”, contou.

 

Medicina

O assessor da Uniara disse que, na contramão da decisão do Ministério da Educação de não abrir novas vagas para os cursos de Medicina no Brasil, a Universidade de Araraquara conseguiu 50 novas vagas que serão destinadas a atendimento e internato na região, principalmente em Matão. “O hospital daqui é invejável, não tem como privar os nossos alunos desse capital humano”, comentou. “No futuro, quando for aberta a possibilidade de novas vagas, vamos pleitear um curso de Medicina para Matão”, garantiu.

O prefeito disse que essa é somente uma das grandes conquistas que a administração municipal vem planejando. “Grandes projetos estão despontando”, resumiu.

 

* Atualizado rm 10.04 às 10h40.

O pedido de concessão do prédio do HBA foi aprovado na Sessão da Câmara Municipal. 

 


Fonte: Ingrid Alves


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários