TCC de matonense integra livro nos Estados Unidos

Capítulo sobre bioetanol é oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido por Carolina Panegossi


Na primeira semana deste mês de abril, a Editora New Science lançou um livro nos Estados Unidos com o título ‘Bioetanol e avanços recentes nos processos produtivos e nas futuras direções’. Organizada pelo professor doutor Michel Brienzo (Instituto de Pesquisa em Bioenergia, IPBen, Unesp-Rio Claro), esta obra tem conexão com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-Matão).

Intitulado ‘Avanços brasileiros no desenvolvimento de normas técnicas analíticas para certificação e controle do bioetanol’, o Capítulo 5 desta obra originou-se do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Carolina Gandini Panegossi, assistente de administração do IFSP-Matão, formada em Engenharia de Produção pela UFSCar e especialista em Açúcar e Álcool pelo IFSP-Matão.

A orientação a este TCC foi realizada pelo professor doutor Danilo Luiz Flumignan, do IFSP-Matão, pesquisador do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade dos Combustíveis, Biocombustíveis, Óleos Brutos e Derivados do Instituto de Química da Unesp-Araraquara. Sobre o assunto, A Comarca entrevistou Danilo e Carolina, que é mestranda em Engenharia de Produção na Uniara.

 

O que pode ser considerado como o ponto de origem deste Capítulo 5?

Danilo – Em 2012, a Editora Unesp/Cultura Acadêmica lançou o livro ‘Bioenergia, desenvolvimento, pesquisa e inovação’. Escrito por diversos autores, foi organizado pelos professores doutores Eliana Lemos e Nelson Ramos Stradiotto. O Capítulo 5 deste livro, ‘Avanços brasileiros no desenvolvimento de normas técnicas analíticas para certificação e controle do biodiesel’, foi escrito por mim e pelos professores doutores José Eduardo Oliveira, Rafael Rodrigues Hatanaka e Rodrigo Sequinel. Como orientador da Carolina em seu TCC, sugeri direcionar a abordagem deste tema para o bioetanol, haja vista a ausência deste conteúdo na literatura científica.

Carolina – Quando fui aluna e orientanda do Danilo no curso de Especialização em Álcool e Açúcar no IFSP-Matão, ele sugeriu como base para o meu TCC o seu trabalho referente ao biodiesel, que consta no Capítulo 5 do livro no qual foi um dos autores, publicado em 2012. Aceitei a sugestão do Danilo quanto ao rumo a ser seguido, substituindo biodiesel por bioetanol, sobretudo pelo arcabouço local que abrange o tema. O TCC foi desenvolvido ao longo de 2013 e concluído em julho de 2014.

 

Confira a entrevista completa na edição do jornal A Comarca de sexta-feira (13).


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários