‘Cidade das Cores’ está colorindo Matão

Programa consiste em desenvolver oficinas de grafite por meio da livre expressão


Mais um grupo de jovens está participando da oficina de grafite denominada Projeto Cidade das Cores, que fomenta o acesso à cultura, a troca de experiências e promove a realização de trabalhos independentes por meio da livre expressão. A segunda turma iniciou as aulas na segunda-feira (9), na Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’, orientada pelo artista plástico Jota Aracê. O projeto é uma realização da ComTexto Cultural (de Araraquara) e conta com o apoio da Brasilux Tintas e da Prefeitura de Matão (Departamento de Cultura) e também de Leis de Incentivo à Cultura.

O programa trabalha com jovens a partir de 12 anos de idade em atividades teóricas e práticas. São cinco aulas em cada turma, com quatro horas diárias. Aracê conduz as aulas de maneira expositiva, por meio de videoaula, musicoterapia e criação livre de cada aluno. Cada turma realiza experiências práticas, com exercícios em grupo para começar a desenvolver os primeiros trabalhos em telas e, posteriormente, aprender a técnica com spray.

Jota Aracê salienta que a arte urbana é uma forma de comunicação e expressão. “O grafite possui uma linguagem própria. É uma ferramenta que interage com outras linguagens como a poesia, o desenho, e com os sentimentos de cada pessoa. Ao fim dos trabalhos, o resultado será bem positivo para o município, pois a cidade será vista com outro olhar”, salienta Aracê.

O diretor do Departamento de Cultura, Julio Ribeiro, cita que os jovens se identificam com o artista e assim aprendem e desenvolvem técnicas diferenciadas para o desenho. “Estamos recebendo jovens de vários bairros, numa iniciativa em consonância com o Programa de Descentralização da Cultura que faz farte da plataforma de governo do prefeito Edinardo Esquetini. Podemos dizer que esses alunos serão novos artistas e agentes multiplicadores do grafite em seus bairros”, acredita Julio.


Fonte: A.I.P.


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários