Começou a III Semana do AVC

Ciclo de palestras acontece a semana toda; encerramento será com evento esportivo


Começou nesta segunda-feira, 21, a III Semana de Prevenção ao AVC. Parte do calendário municipal, após aprovação de projeto encaminhado pelo vereador Dr. Luiz Cerqueira e aprovado pela Câmara Legislativa de Matão, o evento busca conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, além de esclarecer dúvidas e mitos sobre o acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como “derrame”. “O AVC é uma das maiores de causa de morte e incapacitação, não só no Brasil, mas também no mundo. Discutir esse tema com as pessoas é fundamental para reforçar os cuidados com o corpo e a saúde. Este ano discutiremos temas recorrentes no dia a dia da população como: estresse, AVC na juventude e demência”, explica o Diretor Técnico do Hospital de Matão e Presidente do Centro Neurológico de Pesquisa e Reabilitação (CeNP-Reab), o neurologista Dr. César Minelli.

O evento será realizado no auditório da ETEC Sylvio de Mattos Carvalho nos dias 21, 22 e 23 de Maio, às 19h. “As palestras serão realizadas a noite e serão abordados temas como atividades físicas, alimentação e prevenção ao AVC”, conta o neurologista, que ainda completa, “na sexta-feira, 25, é o dia de festa com a entrega das premiações para os alunos da rede pública e privada de Matão, participantes do II Concurso de Frases, Redações e Vídeos. Uma grande oportunidade de introduzir a temática do acidente vascular cerebral junto aos mais jovens”, diz Minelli.

Pelo terceiro ano consecutivo, o encerramento do evento é marcado pela III Caminhada de Prevenção ao AVC, às 8h, com saída do Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini. A novidade deste ano é a 1º Corrida de Rua e MTB XCO que pretende movimentar as ruas da cidade no próximo dia 27. “A ideia é motivar os participantes a introduzirem a atividade física no seu dia a dia e colocar em prática tudo o que será discutido no conteúdo das palestras. A corrida de rua e de moutain bike teve um número expressivo de inscritos, de Matão e região, esperamos que seja um grande evento, um marco esportivo na cidade”, afirma o neurologista.

A estrutura oferecida inclui pontos de entrega de água, ambulâncias, veículo de som com palco para orientação das atividades, antes e depois da caminhada. De acordo com a administradora hospitalar, Denise Minelli, a Semana de Prevenção ao AVC busca reforçar a cultura voltada para a qualidade de vida na população, evitando problemas de saúde típicos de maus hábitos. “Queremos apresentar à população o caminho para uma vida mais saudável, despertando nas pessoas a consciência sobre os bons hábitos de vida”, conclui.


Fonte: AHCFM


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários