Matão prepara sua 70ª Festa de Corpus Christi

Neste ano, o diferencial será o resgate dos desenhos geométricos feitos no passado para mostrar um pouco da história da tradicional festa turístico-religiosa do município


As comunidades católicas e a Prefeitura realizarão a 70ª Festa de Corpus Christi de Matão na próxima quinta-feira (31). A ornamentação dos doze quarteirões em formato de cruz no centro da cidade está prevista para começar às 4 horas da manhã. Neste ano, além dos tapetes seguirem o tema da Campanha da Fraternidade 2018 – ‘Fraternidade e Superação da Violência’ –, o diferencial será o resgate de desenhos feitos em décadas anteriores para mostrar um pouco da história da tradicional festa turístico-religiosa do município.

A cidade está pronta para receber um grande número de visitantes, pois mais de 80 mil pessoas são esperadas. Os trabalhos de tingimento da dolomita (carbonato de cálcio) começaram no barracão da antiga Estação Ferroviária no dia 15 de fevereiro, logo após o Carnaval. Sob a supervisão de João Bento (Cucão), diretor da divisão de Formação Cultural, 60 toneladas de dolomita foram tingidas em cores variadas para atender a demanda dos enfeites de rua. “Neste ano iremos resgatar os desenhos geométricos do passado como forma de homenagear a trajetória de Corpus Christi em Matão. As cores mais solicitadas são o verde e o roxo. Estamos com todo o material praticamente pronto para atender as comunidades, grupos religiosos e a sociedade civil, que se dedicarão aos trabalhos voluntários. Além da dolomita, outros tipos de materiais – como areia fina e grossa – também receberam tingimento. É um trabalho árduo, entretanto, colaborará para uma celebração muito bonita”, afirma.

O diretor do Departamento de Cultura, Julio Ribeiro, informa que atrações musicais foram programadas para o entretenimento dos visitantes. Julio ainda destaca a exposição em homenagem ao artista plástico Victório D’Agostino – escolhido para ser o tema do projeto ‘Artista na Rua’ deste ano, coordenado pela artista Rita Bessi. “D’Agostino será homenageado por sua história de vida e pelo comprometimento com o Corpus Christi de Matão. A Casa da Cultura sediará a mostra denominada ‘Victorio D’Agostino – Arte e Vida’ entre os dias 30 de maio e 16 de junho, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Acreditamos que esta é uma homenagem justa”, relata.

O secretário de Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, Sebastião Trigo, reforça que toda a infraestrutura necessária para esta festa religiosa foi providenciada. “Buscamos a plena segurança dos visitantes e munícipes. Neste sentido, a instalação de banheiros químicos, cuidados com eletricidade, disposição de barracas, Bombeiro Civil e outras questões foram providenciadas para a realização desta grande celebração. Matão é uma cidade que se destaca por seu turismo religioso e, com certeza, será uma festa maravilhosa”, enaltece Trigo.

Julio Ribeiro salienta que o prefeito Edinardo Esquetini se mostra satisfeito com os trabalhos para a 70ª Festa de Corpus Christi. “Essa é uma festa turística reconhecida internacionalmente. Para tanto, o prefeito Esquetini e sua equipe de governo não medem esforços para que seja realizada uma celebração com zelo, segurança, beleza e sucesso. Matão será destaque no cenário nacional mais uma vez”, finaliza.

Programação

- Bar do Kuka: dia 30, a partir das 21h30;

- Feira Regional de Artesanato: Ao redor da Praça ‘Dr. Leônidas Calígola Bastia’, a partir das 8h30;

- Praça de Alimentação (entidades filantrópicas): dia 30, a partir das 21h, e dia 31, a partir das 9h;

Coral Menino Jesus: escadaria da Igreja ‘Senhor Bom Jesus’, a partir das 15h.

Shows Musicais

- Nê Oliveira – das 8h às 8h45;

- Keylla Emerichi – das 8h45 às 9h30;

- Grupo Choro de Bola com Renato Galvão – das 9h30 às 11h;

- Orquestra Jovem de Matão e Corais – das 11h às 12h;

- SomBaca – das 12h às 13h;

- BellaMur – das 13h às 13h30;

- Corporação Musical Santa Cecília – das 13h30 às 15h.

 


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários