Patrimônio histórico ganha espaço na Etec

Centro de Memória Sandra Matavelli foi inaugurado


Na semana passada, a Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ inaugurou o Centro de Memória ‘Professora Sandra Maria Matavelli’. “Os centros de memória são espaços de preservação do patrimônio histórico e da memória das organizações, sejam elas entidades ou empresas públicas e/ou privadas”, diz o professor Carlos Alberto Diniz, diretor da Etec.

Um centro de memória é uma área, setor ou unidade – dentro de cada instituição – que tem como objetivo reunir, organizar, conservar e produzir conteúdo a partir da memória institucional, presente tanto na documentação histórica da organização quanto na memória de seus colaboradores e de outros atores relacionados à vida institucional.

Além do aspecto documental, informações contidas em documentos de arquivo, coleções bibliográficas e objetos preservados por seu valor histórico, a memória está também nas pessoas. Parte significativa do trabalho realizado nos centros de memória é justamente fazer esta coleta, utilizando diversas ferramentas e metodologias de registro, como a da história oral, com a realização de entrevistas.

A exposição inicial do Centro de Memória ficará aberta até o próximo dia 29, das 10 às 12 horas, das 14 às 17 horas e das 19 às 21 horas, mediante agendamento prévio pelo telefone 3382-1226. “Pedimos aos visitantes que não se esqueçam de assinar o livro de visitas, que se encontra no início da exposição”, frisa Carlos.

Confira a matéria completa na edição impressa do jornal A Comarca do dia 08.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários