Immes conquista nota 4 em avaliação do MEC

Conceito coloca faculdade entre as melhores do interior de São Paulo


O Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior (Immes) conquistou o conceito 4 – em escala com nota máxima 5 – na avaliação de recredenciamento realizada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A nota foi apresentada no último dia 18 por meio do relatório que integra o processo de avaliação externa da instituição junto ao MEC.

Entre os dias 7 e 10 de maio, o Immes recebeu a Comissão Avaliadora, composta por professores designados pelo MEC que realizaram um processo avaliativo altamente criterioso, com vistoria nas instalações físicas da faculdade, avaliação da documentação e dos processos de trabalho através de reuniões e entrevistas com gestores, dirigentes, coordenadores, professores, colaboradores e alunos.

A avaliação externa de recredenciamento é obrigatória para todas as instituições de ensino superior vinculadas ao MEC, sejam públicas ou privadas. Durante a avaliação são verificados requisitos legais, de modo a garantir que as instituições de ensino superior cumpram a legislação, além dos cinco eixos que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“Estes eixos são: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura Física”, cita o diretor geral do Immes, professor Paulo Rodrigo Alves Bernardo, destacando que “o resultado obtido coloca o Immes entre as melhores faculdades do interior do Estado de São Paulo e do Brasil”.

“A nota 4 foi uma grande vitória do Immes, premiando nossa comunidade acadêmica, confirmando a qualidade de nossos cursos (Administração e Direito) e de nossas políticas e práticas de ensino, pesquisa e extensão. A nota 4 é fruto do planejamento e melhoria contínua que estão definidos em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, que está sendo implementado desde 2015”, considera.

Paulo afirma que “com esse resultado, o Immes se coloca no seleto grupo das melhores faculdades brasileiras, que possuem um perfil muito bom de qualidade, conforme os critérios do MEC. A nota 4 no recredenciamento do Immes dá segurança à sociedade e aos futuros alunos interessados que buscam uma faculdade onde desejam estudar e realizar seus objetivos de vida e seus sonhos profissionais”.

 

QUALIFICAÇÃO

Segundo o diretor, o Immes tem atualmente o corpo docente mais bem qualificado de todas as faculdades da região, possuindo 91,3% de professores mestres e doutores com experiência comprovada em suas áreas de atuação. Além disso, oferece ensino 100% presencial e muitas atividades de pesquisa e extensão que complementam a formação acadêmica dos alunos. Os dois cursos oferecidos por esta instituição são devidamente reconhecidos pelo MEC e os indicadores institucionais de avaliação são excelentes. Em agosto, o Immes completará 20 anos de fundação “com orgulho de dizer que é a Faculdade de Matão!”, salienta Paulo, diretor do Immes desde fevereiro de 2015.

Sobre a importância do processo de recredenciamento, o professor Edson Thomas Ferroni (pesquisador institucional do Immes) ressalta que “os avaliadores realizam uma vistoria ampla sobre toda a instituição, desde a infraestrutura, laboratórios, salas de aula, biblioteca, equipamentos e recursos tecnológicos e de informação e comunicação, bem como o perfil do corpo docente, qualidade do Plano de Desenvolvimento Institucional e dos Projetos Pedagógicos dos cursos”.

“Todos os processos e procedimentos de atendimento e relacionamento com os alunos, toda a comunidade acadêmica e a sociedade são avaliados, assim como os aspectos legais que buscam identificar se a faculdade possui a qualidade necessária. O resultado demonstra que o Immes tem alto nível de desenvolvimento em seus processos, pois a nota 4 é o reconhecimento de que a qualidade de ensino é muito boa”, considera Thomas.

“É fundamental evidenciar a atuação de toda a comunidade acadêmica ao longo desses três anos de trabalho. Este resultado é fruto do talento e trabalho incansável de toda a equipe de professores e funcionários do Immes, que diariamente realizam as atividades com muito comprometimento, bem como da participação sempre ativa dos alunos em todas as atividades da instituição”, coloca Paulo.

“Nossa comunidade acadêmica é unida e faz valer a ‘Missão do Immes’: contribuir para o desenvolvimento educacional, o bem-estar e qualidade de vida de toda a sociedade por meio da formação de profissionais competentes, éticos, empreendedores, promotores de mudanças e sustentabilidade, disseminando conhecimento em ambiente dinâmico de ensino, pesquisa e extensão. Nessa vitória, deixo minha gratidão a todos os professores, funcionários, alunos e a comunidade matonense”, finaliza Paulo.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários