Casa Sênior Matão: porque o amor aumenta com a idade

Como diferenciais, a casa de repouso para idosos oferece equipe multidisciplinar qualificada e humanização no processo de cuidar


O crescimento da população idosa em todo o mundo é um fato atualmente bastante discutido. No Brasil, de acordo com o IBGE, os idosos representam 9% da população, e a previsão é de que em 2020 esta representatividade se eleve para 12%. Neste sentido, é mais do que necessário que a sociedade, os profissionais de saúde e as famílias se preparem de forma ativa para lidar com todos os aspectos do processo de envelhecimento. No entanto, diante da agitação e dos compromissos do dia a dia, muitas famílias não têm a disponibilidade necessária para atender todas as necessidades do idoso, que variam desde um cuidado a saúde mais complexo até momentos de lazer mais apropriados para a idade.

 A Casa Sênior é uma instituição que surgiu em Araraquara em 2012 com uma proposta inovadora de atenção integral ao idoso, onde se alia o cuidado a saúde ao conforto de um verdadeiro lar. Atualmente são duas unidades em Araraquara. Agora, ela chega em Matão com essa mesma proposta de cuidado integral ao idoso nas modalidades de residência, hotelaria e day care.

A Casa Sênior tem como gestores o casal formado pelo Prof. Xexéu Haddad e a enfermeira gerontóloga Cátia Haddad, que junto com seus dois filhos Yasmin e Adrian, administram também outras duas unidades de casas de repouso, recentemente adquiridas – as Casas Lydia. Ou seja, são quatro unidades em Araraquara – duas unidades Sênior e duas unidades Lydia. A família  explica que a Casa Sênior segue um padrão de qualidade rigoroso baseado nas normas da Vigilância Sanitária e na qualificação dos profissionais que atendem estes idosos.

“Temos uma equipe extremamente qualificada para atender desde o idoso com poucas dependências até o idoso mais dependente, acamado, seja em situação de moradia permanente ou em períodos de convalescença, curtos períodos ou na modalidade de day care, em que o idoso passa o dia conosco e retorna para sua casa no final do dia”, explicam.

QUALIDADE DE VIDA

De acordo com os proprietários, o objetivo maior da Casa é oferecer ao idoso o conforto e a segurança necessários para a manutenção de sua qualidade de vida. Para isso disponibilizam atendimento médico semanal, enfermagem 24 horas, fisioterapia, terapia ocupacional, nutricionista, musicoterapia, atividades físicas, além de todo o serviço de hotelaria (refeições, lavanderia e passanderia).

Para a enfermeira Cátia, outro item importante é a tranquilidade que a família do idoso adquire ao contar com o apoio de uma instituição como a Casa Sênior.

“Os familiares alcançam um patamar de tranquilidade importante na manutenção do vínculo afetivo com o idoso. Muitas vezes fica difícil para a família manter este equilíbrio com tantos afazeres e compromissos. Podem surgir angústias relacionadas a dificuldade de cuidar adequadamente do idoso. Nós temos esta proposta de levar às famílias esta tranquilidade, e ao idoso o conforto fundamental  que ele necessita”  afirma.

Ela complementa ainda que a Casa Sênior está solidamente estruturada para atender todos os aspectos de vida do idoso, sem jamais tirar-lhe autonomia e o vínculo com seus entes queridos. “É importante a presença constante da família em todo o processo de cuidado ao idoso. Estaremos sempre abertos para fazer esta ponte” declara.

Em Matão,  a Casa Sênior está em uma área de 450m² de construção, com 5 suítes, 2 salas sociais, cozinha, sala de fisioterapia e ampla área externa. Uma equipe formada por técnicos em enfermagem, enfermeiros, cozinheiros, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, gerontólogo (musicoperapeuta) e médico cuidarão de até 16 idosos. A inauguração do espaço foi realizada essa semana e a casa já está aberta.

A Casa Sênior Matão está instalada na Av. Ibitinga,  897, no Jardim Aeroporto.

Telefone: (16) 2016-3377

Email: matao@repousosenior.com.br

Site: www.casaseniorararaquara.com.br

Agende uma visita


Fonte: Da Redação


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários