12ª Primavera dos Museus é promovida em Matão

Acervo do Museu Olympia Maffei está aberto para visitação na Casa da Cultura


A Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’ e o Museu Municipal ‘Olympia Maffei Olivastro’ participam da 12ª Primavera dos Museus, que acontecerá entre os dias 17 e 20 (segunda a quinta-feira), das 9 às 16 horas. Para participar é necessário agendamento prévio para visitação pelo telefone 3382-6640. O evento é uma realização do Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), em parceria com a Prefeitura de Matão (Secretaria de Educação e Cultura).

O tema para 2018 é ‘Celebrando a Educação em Museus’, cujo objetivo é fomentar as discussões sobre a importância da preservação da memória dos municípios brasileiros por meio de objetos, obras de arte, documentos, livros, quadros e realizações que promovam a reflexão sobre os princípios e diretrizes de políticas públicas sobre a museologia.

Com o intuito de cumprir a pauta para 2018, o Museu Municipal ‘Olympia Maffei Olivastro’ receberá visitantes interessados em conhecer mais detalhes sobre um local que abriga relatos e experiências de vida. “A vontade da preservação da memória seduz as pessoas, além de conduzi-las a procurar registros antigos e, sobretudo, do conhecimento”, pondera Julio Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura.

O ambiente museológico é um lugar de sensações, de ideias e imagens irradiadas por objetos reunidos que revelam valores sobre o desconhecido, podendo ser considerado um espaço fascinante onde se descobre e se aprende. “Por meio dos museus, a vida social recupera a dimensão humana. Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências”, reforça Adriana Marangoni, secretária de Educação e Cultura.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários