Encontro Cairbar Schutel será neste final de semana

Evento marcará os 150 anos de nascimento do divulgador da doutrina espírita


Neste sábado e domingo (dias 22 e 23), Matão receberá o ‘Encontro Anual Cairbar Schutel’ (EAC), focado justamente na personalidade ímpar de Cairbar, face às comemorações pelos seus 150 anos de nascimento – ocorrido em 22 de setembro de 1868, no Rio de Janeiro. Organizado anualmente pelo Instituto Cairbar Schutel, o evento promete surpresas ao público.

Cairbar de Souza Schutel foi divulgador da doutrina espírita, político, farmacêutico e filantropo, tendo grande importância na história do Espiritismo – e de Matão –, sendo fundamental para a gênese do município. Muito respeitado em sua época, costumava atender e medicar gratuitamente aos carentes, utilizando-se muitas vezes de sua própria casa para acolher os enfermos.

A edição 2018 do EAC recebeu inscrições de mais de 87 cidades de seis Estados brasileiros, bem como a inscrição de um casal proveniente da Suécia. Ao todo foram 920 inscrições, incluindo 80 crianças de até 12 anos de idade. No evento são esperadas caravanas de Campinas, Gália, Garça, Guaxupé (MG), São João da Boa Vista, São Paulo, São José do Rio Preto, Urupês, Vale do Paraíba, entre outros municípios.

O EAC contará também com Geraldo Campetti Sobrinho (vice-presidente da Federação Espírita Brasileira), Aparecido José Orlando (presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), além de representantes das Inter-regionais de Araraquara, Limeira, Matão, Ribeirão Preto, Rio Claro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.

A mobilização para o EAC promete movimentar os setores de hotelaria e alimentação da cidade. “O evento ainda será palco do lançamento de diversas obras inéditas, dentre elas os livros ‘O Imortal Cairbar Schutel’, de David Lisenberg, e ‘O Som da Nova Era: o Clarim e seus Maestros”, de Cássio Leonardo Carrara, ambos escritores matonenses”, comenta Marcos Bassoli.

No sábado (22), a recepção acontecerá a partir das 12h30, e no domingo (23), a partir das 8 horas, na Sociedade Recreativa Matonense (Sorema). Entre os conferencistas destacam-se a professora Heloísa Pires, bem como a médica veterinária Irvênia Prada, ambas de São Paulo. A programação de atividades contará ainda com participações especiais e incursões.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários