/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Estradas rurais recebem melhorias


Estradas rurais recebem melhorias

Serviços nas Estradas da Boiadeira, da Fazenda Citrícola e da Pedreira foram finalizados


A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, finalizou as obras de melhorias nas estradas rurais de Matão. Os trabalhos foram feitos na Estrada do Rumo (também conhecida como Boiadeira), na Estrada da Pedreira e na Estrada da Fazenda Citrícola (antiga Estrada do Lenheiro). Nos locais, além de finalizar a terraplanagem, foram levantados os leitos das estradas; refeitas as cercas dos dois lados de cada estrada, para que ficassem mais altas; providenciadas curvas de nível para contenção de água das chuvas e, para encerrar, foi feito o revestimento de 300 m³ de pedra brita por quilômetro de estrada.

Funcionários da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp) estiveram na cidade para fazer a vistoria técnica e comprovou-se que a obra foi finalizada com êxito. A vistoria foi assinada pelo prefeito Edinardo Esquetini. O valor total do investimento é de R$ 1,5 milhão, verba liberada pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. O prefeito Edinardo Esquetini afirma que os serviços garantem qualidade e melhorias nas estradas rurais do município.

“Com união e comprometimento conseguimos finalizar esta obra e garantir mais uma conquista aos moradores de Matão que utilizam estas estradas, anteriormente deterioradas. Com o serviço de qualidade que foi prestado, estamos garantindo anos de estabilidade e durabilidade dos trabalhos feitos nas estradas do município. Além das rurais, ainda estamos recapeando toda a cidade. Agradeço ao secretário de Serviços Municipais, Antonio Zucolo, ao vereador China Calabres e a todos que estiverem envolvidos nesta obra”, destaca o prefeito.

O programa ‘Melhor Caminho’ visa recuperar estradas rurais e estimular o desenvolvimento das cidades. Coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e realizado pela Codasp, o projeto foi instituído para a elaboração de convênios com prefeituras. A execução da obra acontece em várias etapas e o trabalho realizado, em síntese, é composto de adequação do leito, drenagem (tubulação onde necessária), incorporação e compactação de material granular (brita).

O ‘Melhor Caminho’ busca readequar as plataformas das estradas rurais de terra com ou sem a elevação do ‘greide estradal’ para a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente. Também procura dotar pontos de ‘sangra’ da estrada (deságue), de estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático. Ainda melhora as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a execução de revestimento primário.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários