/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Dicas para 2ª fase Unesp 2019


Dicas para 2ª fase Unesp 2019

Coc Matão te ajuda nesta etapa tão importante


A segunda fase do vestibular 2019 da Unesp acontece nos próximos dias 16 e 17 de dezembro. Quanto mais você estiver preparado sabendo exatamente o que esperar da prova e de como são os estilos das questões, melhor será a seu desempenho.

Também é fundamental pegar leve nos estudos, cuidar da alimentação e do descanso e principalmente aprender a respirar corretamente (leia sobre respiração abaixo).

Como é a prova

O primeiro dia é composto de 24 questões dissertativas, sendo 12 de Ciências Humanas (elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 12 de Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Biologia, Química, Física e Matemática), o que dá em torno de 2 a 3 questões por disciplina. Já no segundo dia são 12 questões de Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), mais uma redação. Na Unesp não há prova específica de acordo com o curso, o que significa que a prova é a mesma para todos os candidatos independentemente do que vão prestar.

 As questões de conhecimentos gerais são de um grau de complexidade mediano, ou seja, não são tão fáceis, mas também não requerem um conhecimento profundo de cada tema abordado. As questões de Português, além de interpretação, também pedem conhecimento de análise sintática, concordâncias e tempos verbais. Já a redação, como no Enem, costuma envolver temas atuais.

O mais importante é saber os conceitos fundamentais de cada disciplina, combinados a uma capacidade boa de interpretação de texto. Entre as habilidades cobradas destacam-se a análise de imagens, gráficos, mapas, estruturas geológicas e fórmulas químicas.

A redação

A redação da Unesp é do tipo dissertativo-argumentativo, o mesmo do Enem e da maioria dos vestibulares pelo país.

Para saber mais sobre redação, leia o que publicamos na semana passada.

Recomendações gerais

É importante também já tomar decisões quanto a roupa que vai vestir (considerando a previsão do tempo e possíveis imprevistos) e qual comida levar (esqueça o chocolate!). É importante lembrar, também, que a prova tem início às 14h, com 4h de duração, e abertura dos portões às 13h.

Na véspera da prova

Separe o material que vai levar para o vestibular. A Unesp pede que o candidato leve um documento de identidade, uma caneta esferográfica (azul ou preta), lápis nº 2, borracha, apontador e uma régua transparente. Separe dois de cada, para evitar contratempos.
Não coma nada que não está acostumado, nunca se sabe se pode dar alergia ou indigestão. Também nada de abusar das frituras e comidas muito gordurosas.
Antecipe possíveis problemas que possam ocorrer no dia da prova, como trânsito na região, para não correr o risco de chegar atrasado.
Durma cedo! Nada de balada, hein? Deixe para depois das provas.

No dia da prova

Nada de abusar no café-da-manhã ou no almoço. Fuja também das gorduras e frituras. Uma massa com molho de tomate e uma carne leve, como frango, são uma boa pedida.
Separe um lanche leve, como uma barra de cereal, e não se esqueça de levar também uma garrafa de água.
Dê uma conferida na previsão de tempo! Você não vai querer passar quatro horas dentro de uma sala num dia de muito sol com calça e blusa de lã, não é mesmo? Também não vai ser fácil ir de regata e bermuda e passar frio durante todo o exame.
Aproveite para conferir se vai chover. Se for percorrer algum trecho a pé da sua casa até o local do exame, fique atento para não chegar ensopado. E você pode calcular como estará o trânsito. Quando chove, tudo fica mais lerdo: carro, ônibus e etc...
Saia de casa cedo! Nada pior do que se preparar por um ano ou mais para uma prova e, no grande dia, não fazê-la porque bateu com a cara na porta! A Unesp recomenda que o estudante chegue com pelo menos uma hora de antecedência, ou seja, às 13h (os portões fecham às 14h).


APRENDA A RESPIRAR

Como é que é? Respirar todo mundo sabe desde que nasceu. Saber, sabe, mas não quando está ansioso ou estressado. Por isso, vale a pena aprender a ter consciência e controle da própria respiração. Perceba que quando você está ansioso respira mais depressa. Acredite, isso “informa” ao seu cérebro que você está numa situação de perigo. Se você aprende a controlar sua respiração e consegue diminuir o ritmo, você mesmo, conscientemente, conseguirá acalmar seu próprio organismo.

E como faz? Uma dica de especialistas é expirar utilizando o dobro do tempo da inspiração. Ou seja, expire (sopre o ar para fora) duas vezes mais devagar do que inspira. Experimente agora mesmo!


Fonte: Coc Matão


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários