Projeto prevê proibição de fogos de artifício com barulho

Ação popular está colhendo assinaturas, estampido é prejudicial a pessoas e animais


Final de ano chegando e logo se pensa nos fogos de artifícios que colorem os céus. O espetáculo é bonito, mas prejudicial a pessoas e animais. O problema maior não está nas cores, mas no barulho dos fogos com estampido.

Um projeto de iniciativa popular está circulando em Matão com o intuito de proibir o barulho dos fogos na cidade. Com o nome “Diga não ao barulho dos fogos de artifício”, algumas pessoas estão colhendo assinaturas para que o projeto conscientize a população e chegue à Câmara Municipal como iniciativa popular.

Várias cidades já determinaram a proibição do barulho. A queima de fogos e rojões pode chegar a 125 decibéis (mais do que o dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde) e é prejudicial para animais (veja o abaixo), bebês, pessoas enfermas, idosos e portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

De acordo com o professor Simão Coury, idealizador do projeto, o assunto engloba dois pontos importantes. “Primeiro queremos discutir a questão dos fogos em si. O quanto o barulho é nocivo a sociedade e aos animais. O segundo ponto é mostrar que todo mundo pode fazer política, independente de partido político. Queremos que as pessoas abracem a ideia e espalhem o projeto”, conta. O objetivo é transformar a proposta em um projeto de lei por meio de iniciativa popular. Para isso são necessárias pelo menos 4 mil assinaturas.

Para os interessados em assinar a petição e embasar o projeto, há cópias no restaurante Boullevard (próximo alinha do trem), no Posto Estrela ou através do link https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR109063

Pets

Os cães tem a sensibilidade auditiva mais aguçada que os humanos, sentido que carregam de seus ancestrais e auxiliaram na defesa e caça de suas presas para se alimentarem. De acordo com o veterinário Mario Pedro essa característica se manteve mesmo com a evolução genética e cruzamentos de várias raças, assim qualquer som de estampido de fogos de artifício ou um trovão torna-se um som muito alto para os cães.

“O elevado som do estampido dos fogos de artifício, muitas vezes estrondoso para nós, para os cães é extremamente desagradável acarretando grande euforia (desespero), causando graves acidentes, muitas vezes levando esses cães a morte”, explica. Além dos cães, outros animais sofrem também com o elevado som do estampido de fogos de artifício. A aves, por exemplo, ficam desorientadas, levando a acidentes fatais na maioria dos casos.


Fonte: Ingrid Alves


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários