/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Eclipse lunar total é aguardado


Eclipse lunar total é aguardado

Evento acontecerá na madrugada de domingo (20) para segunda-feira (21)


A madrugada de domingo para segunda-feira (21) promete um evento astronômico muito interessante: o único eclipse lunar total deste ano. Este evento ainda coincidirá com um outro: o da superlua, condição na qual a Lua parece cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em sua fase de microlua (quando aparenta ter menor tamanho e brilho).

Por que os eclipses acontecem?

Há dois tipos principais de eclipses: os solares e os lunares. O primeiro ocorre quando a Lua fica posicionada entre o Sol e a região da Terra que está sendo eclipsada, ou seja, nosso satélite natural funciona como um grande chapéu, cobrindo-nos com sua imensa sombra. Se o ‘astro rei’ fica completamente coberto, temos um eclipse total. Caso contrário, temos um eclipse parcial. Já no eclipse lunar, não é o Sol que fica entre a Lua e a Terra – isso seria o apocaLIPSE, afinal, seríamos tostados. O que realmente acontece é que a sombra da Terra cobre a face iluminada do satélite, impedindo a reflexão dos raios solares – sim, a Lua não tem luz própria, então o que vemos é, na verdade, a reflexão da luz solar em sua superfície. Assim como os solares, os eclipses lunares também podem ser parciais ou totais, em moldes análogos aos do Sol.

Por que vale a pena ficar acordado para ver esse eclipse?

Com condições atmosféricas favoráveis, há uma chance gigantesca de presenciarmos outro belo evento astronômico: o fenômeno da ‘Lua Sangrenta’, que, apesar do nome um tanto quanto macabro, não passa da alteração na frequência luminosa dos raios refletidos pela superfície da Lua, fazendo com que a vejamos numa coloração avermelhada, que nos remete ao sangue.

Como observar?

Os eclipses são alguns dos eventos astronômicos de mais fácil observação, mas ainda assim, para poder aproveitá-los em sua totalidade, é recomendável que se esteja num local com baixa iluminação e poucos edifícios nos arredores (morar numa cidade não tão grande tem suas vantagens, principalmente quando falamos de astronomia). O eclipse começará por volta da 00h30, poderá ser visto em sua totalidade entre 2h40 e 3h40 da manhã e se encerrará já no começo da manhã, às 5h50. É durante sua fase de totalidade que o fenômeno da lua de sangue poderá ser melhor observado. Boas fotografias poderão ser obtidas usando um telescópio simples e uma câmera de celular acoplada. Sendo assim, basta torcer para que não chova e para que o céu esteja maravilhoso nessa madrugada especial.

Rafael Henrique Quaresma - estudante no bacharelado em Física Computacional no Instituto de Física da USP-São Carlos (IFSC-USP)


Fonte: Da Redação


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários