/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Basquete aguarda definição sobre disputa da Série A-1


Basquete aguarda definição sobre disputa da Série A-1

Reunião para definir a situação deverá ser agendada nos próximos dias


Em meados de agosto de 2018, a equipe de basquete masculino de Matão foi convidada a disputar o Campeonato Paulista da Série A-2, competição que reuniu 12 times. Estava previsto um quadrangular com as duas primeiras colocadas de duas chaves Sub-Regionais, com seis times em cada uma delas.

No entanto, a Federação Paulista de Basquete (FPB) decidiu que não haveria necessidade do quadrangular, definindo o acesso ao Campeonato Paulista da Série A-1 para as equipes de Matão e Casa Branca. A ascensão configurou uma Carta-Convite da FPB, também remetida ao prefeito Edinardo Esquetini em 11 de dezembro de 2018.

Sete dias após, Flávio Lizeo (coordenador municipal e treinador dos times de basquete) e Elci Oliveira (diretor municipal de Esportes) representaram o prefeito em reunião na FPB. “Colocaram uma série de exigências, típicas da Série A-1, para termos que cumprir caso disputemos esta divisão”, resume Flávio, entrevistado por A Comarca.

Por que o time foi convidado a disputar a Série A-2 do Paulista?

Tivemos um 2018 fantástico! Depois de 30 anos, o time masculino de basquete de Matão voltou a conquistar os Jogos Regionais. Além da medalha de ouro na 62ª edição desta competição, fomos pentacampeões da Liga Regional de Ribeirão Preto. Estas conquistas levaram a FPB a enviar uma Carta Convite ao prefeito Edinardo Esquetini para disputarmos a Série A-2.

Devido à melhor classificação no grupo, Matão e Casa Branca foram convidados a disputar a Série A-1 do Paulista. Como se encontra esta situação?

Após a conquista do acesso, nova Carta Convite foi enviada no dia 11 de dezembro ao prefeito Edinardo Esquetini, para que disputássemos a Série A-1. Em 18 de dezembro, eu e Elci nos reunimos com o presidente da FPB, Ênio Corrêa, que nos mostrou uma combinação de exigências que devem ser cumpridas para a disputa da A-1.

Quais são as exigências?

Uma equipe competitiva, com patrocinador master do setor privado com cota mínima de R$ 500 mil por ano ou 12 parcelas de R$ 80 mil, com aval da Prefeitura de Matão, mas oficialmente vinculado a um clube privado ou a uma entidade – como a Associação dos Amigos e Pais Amantes do Basquete (Ampab), da qual sou diretor financeiro e coordenador geral. Outra exigência é a de um ginásio de esportes – no caso, o ‘Décimo Chiozzini’ – dotado de acesso à internet e com piso de madeira – ou elevado – em perfeita condição, cumprindo todas as normas de infraestrutura e segurança. Também exigem que pelo menos uma das nossas equipes de base dispute o Campeonato Paulista inerente à faixa etária ou que pelo menos três das nossas equipes de base disputem ligas regionais filiadas à FPB. Isso não é empecilho, pois já participamos de três categorias da Liga Regional de Ribeirão Preto (Sub-21, Sub-17 e Sub-16), filiada à FPB.

Até em que data limite é preciso responder à FPB?

Temos o limite estabelecido até o próximo dia 1º de março.

Confira a íntegra da entrevista na edição impressa do jornal A Comarca desta semana.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários