/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Euzania Andrade expõe esculturas em bronze


Euzania Andrade expõe esculturas em bronze

Artista também realizará workshop na quinta-feira (21), na Casa da Cultura


A artista plástica e arte educadora Euzania Andrade traz suas obras a Matão. Intitulada ‘Trajetória – páginas de um diário’, a mostra reúne esculturas em bronze. A abertura acontecerá no próximo dia 21 (quinta-feira), às 19h30, na Casa da Cultura, e as obras permanecerão para visitação até 5 de abril. O evento integra as comemorações do Mês da Mulher e conta com a participação especial do Grupo Vocal Marias.

O trabalho que Euzania Andrade apresenta nesta exposição traz um discurso autobiográfico pela subjetividade da artista, que concebe suas obras como se estivesse escrevendo a respeito de sua vida. Para isso, ela usa telas, tintas, barro, metal, dentre outros recursos para externar a sua intimidade. Cada peça parece uma página de um diário íntimo.

Aos poucos, as peças vão se encaixando, como num jogo, dando dimensão maior ao seu trabalho. Nesta exposição é possível conhecer um pouco da artista, com o olhar atento a cada obra para entender um pouco de sua história, revelada na espessura do desenhar, no escavar, rasgar, cortar para descobrir suas entranhas, para ver pulsar o seu corpo e desvendar seus segredos.

O conjunto das obras mostra esculturas e pinturas que identificam a artista, cujos registros do imaginário seguem uma linha de continuidade de modo que se reconhece a si mesma ao longo de sua trajetória, fronteiras que são rompidas e interrompidas. Cada pedaço vivido é uma interação do ser com o mundo. Esta narrativa autobiográfica apresenta a subjetividade de sua trajetória de artista e mulher.

WORKSHOP

Também no dia 21, como forma de integração cultural, Euzania Andrade ministrará um workshop para professores do Ensino Fundamental I e II na Casa da Cultura, das 14h às 17h30. Denominado ‘Espaços da Arte na Educação’, o workshop propõe a discussão sobre o papel da arte no contexto da educação, suas contribuições e possibilidades no processo de formação do professor, bem como discutir e refletir a arte contemporânea como possibilidade de promover novos saberes em sala de aula e experiências sobre novas formas de ver e fazer a arte na formação do aluno.

O workshop busca ainda uma abordagem interdisciplinar como parte do pensar as artes visuais, passando por temas como intervenção cênica, arquitetura, meio ambiente. Euzania explica que o encontro propõe a vivência sobre as diversas possibilidades de percepção e intervenção do corpo e do olhar sobre o espaço. “É dessa forma que o desenho se oferece como a base de sua construção simbólica e se situa como um fio condutor para diferentes discussões. Estas reflexões se originam no questionamento sobre as formas como percebemos e nos relacionamos com as ações humanas que alteram e transformam a natureza e nossas atitudes sobre ela”, cita a artista.

Euzania salienta ainda que o encontro oferece como ferramenta o olhar para imagens do entorno e referências teóricas sobre desenho, linguagem e paisagem. “Trabalharemos com exercícios gráficos e de observação que visam construir a possibilidade de desdobramento e amplificação da percepção do espaço em sua dimensão visual, encontrando desenhos da paisagem sendo transformada pelo corpo. Na finalização da oficina será discutida a ampliação da percepção sobre o apreciar, contemplar, fruir, refletir, produzir conhecimento, intervir e transformar nossa forma de ver e viver a arte nos espaços em que vivemos”, afirma a artista.

A secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, reforça que receber as obras de Euzania será gratificante, sobretudo por ela ser uma artista plástica reconhecida nacional e internacionalmente. “Cabe destacar que também teremos o workshop para professores que atuam em sala de aula com a arte educação”, finaliza Adriana.

MATERIAIS

Para o workshop é necessário que cada participante leve os seguintes materiais: tesoura, pincel chato nº 18, pincel chato nº 8, lápis de desenho comum, prancheta ou suporte (caderno capa dura) para apoio de papéis, papel sulfite (cinco folhas), paninho para limpeza e pote descartável para água (margarina ou algo similar).

Já o grupo deve levar um rolo de papel Kraft de 0,90cm ou 1,0m de largura, giz de cera – três caixinhas (para turma toda), três fitas crepes (para todo o grupo), três tubos de cola, três tubos de tinta guache (três potes de 250g nas cores vermelho, azul, amarelo, branco e preto).


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários