/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Matão realiza manifesto pela Educação


Matão realiza manifesto pela Educação

Cerca de 500 pessoas participaram do ato no Centro da cidade


Alunos, professores, técnicos administrativos do Instituto Federal e de escolas públicas de Matão, além de sindicatos, participaram da manifestação em prol a educação na manhã de quarta-feira (15), em Matão. O movimento, realizado em muitas cidades do Brasil, é um ato contra o bloqueio de verbas do Governo Federal na educação, tanto no ensino superior como na educação básica.

Na cidade, os manifestantes saíram do Instituto Federal com cartazes e seguiram para a Igreja Matriz, no Centro. Lá, se reuniram com escolas estaduais e distribuíram panfletos explicativos. Toda a manifestação foi pacífica e contou com o apoio de parte da população. De acordo com os organizadores, cerca de 500 pessoas participaram da ação. “Nosso movimento é contra a reforma trabalhista, da previdência como está proposto e contra os cortes na educação e tecnologia”, conta Alexandra Filipak, professora no ensino superior na área de educação, no IFSP Matão.

De acordo com ela, a manifestação está sendo planejada há pelos menos 15 dias através de assembleias realizadas com os servidores e também com os estudantes. Na quarta-feira (15) a escola aderiu à greve nacional. “Novos eventos podem ocorrer. Seremos resistência. Não vamos deixar nossa escola fechar”, diz.

Com o corte nas despesas de custeio, o IFSP, de acordo com a professora, não tem verba para chegar até o final do ano. “Até setembro nós chegamos, depois não tem como funcionar”, diz. O IFSP campus Matão tem hoje cerca de mil alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite) e oferece cursos de ensino médio técnico e superior.

Segundo a professora, o protesto também visou os cortes do Fundeb, na educação básica, de R$ 2 bilhões anunciados essa semana. Essa medida representa corte nas necessidades básicas da escola pública. “Em 2019 também vence o acordo do Governo Federal de repasse de verbas às escolas estaduais e por enquanto não há previsão de renovação”, revela.


Fonte: Ingrid Alves


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários