Teatro: peças infantis chegam à cidade

'O Coelho Engenheiro' e 'A Árvore da Vida' serão apresentadas nos dias 12 e 13, na Casa da Cultura


A Companhia de Teatro Sia Santa se apresentará em Matão nos próximos dias 12 e 13 com as peças ‘O Coelho Engenheiro’ (de Jurandyr Pereira) e ‘A Árvore da Vida’ (de Bruno Fantini). O evento acontecerá na Casa da Cultura por meio de parceria entre a Prefeitura de Matão (Secretaria de Educação e Cultura), a Secretaria de Estado da Cultura/Proac e a Companhia de Teatro Sia Santa, com apoio cultural da Harald.

Na quarta-feira (12), às 15 horas e às 20 horas, a Sia Santa encenará a peça ‘O Coelho Engenheiro’, cuja montagem é uma grande produção musical para crianças, jovens e adultos. Uma clareira de floresta é o cenário para a ação do casal de coelhos paulistas, da onça pantaneira, do bode mineiro e, ainda, do pato gaúcho e do macaco nordestino. Com músicas especialmente compostas, a peça ainda traz a beleza do cenário e dos figurinos, os detalhes e os movimentos dos bonecos (pássaros, borboletas, flores), além da experiente interpretação (com canto e dança) dos seis atores que proporcionam um espetáculo envolvente em 50 minutos de duração.

Com apresentações em mais de 50 cidades brasileiras, ‘O Coelho Engenheiro’ já foi visto por mais de 200 mil espectadores dentro do projeto ‘A Escola vai ao Teatro’, desenvolvido pela Sia Santa desde 1973, que atende cerca de 3 mil escolas públicas e particulares das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. ‘O Coelho Engenheiro’ inaugurou a Praça de Eventos do Shopping Parque Dom Pedro e o Projeto Leia Brasil Petrobrás. A cena do ‘desafio caipira’, entre a onça e o bode, conquista a plateia inteira. A peça é vencedora do Prêmio Narizinho – Governo de São Paulo.

Já na quinta-feira (13), às 14h30 e às 19h30, a companhia encenará ‘A Árvore da Vida’, que relata a história do besouro Tropo, da joaninha Mili e da vespa Sansa, os quais são os insetos campeões do último torneio da árvore da vida. Eles percebem que a grande árvore está doente e não sabem o que fazer para salvá-la. Um pequeno inseto chamado Nani quer ajudar e consulta o livro ‘Agricultura’, mas descobre que faltam as três últimas páginas – onde estão informações muito importantes.

Estes insetos então partem em busca das páginas e ficam sabendo que elas estão em poder dos campeões do passado: o louva-a-deus Kadê, a centopéia Enciclopédia e a terrível aranha Arak. Durante a missão, acabam descobrindo que “é necessário aprender a fazer antes de fazer” e a maneira que Arak cuida de seu meio ambiente é a resposta. O segredo está na sustentabilidade, pois não seria possível salvar a grande árvore sem cuidar de toda a natureza. Com as lições aprendidas, eles salvam a grande árvore da vida e o grupo de insetos campeões ganha mais um campeão, o vaga-lume Nani.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários