/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | 'Cidade das Cores' leva o grafite para escolas


'Cidade das Cores' leva o grafite para escolas

Projeto acontece em três estabelecimentos de ensino do município


A Prefeitura de Matão (Secretaria de Educação e Cultura) e a Com Texto Cultural, com apoio cultural da Brasilux Tintas, promovem a 2ª edição do projeto ‘Cidade das Cores’. A proposta inicial foi realizada na Emef ‘Benta Maria Ragassi Scutti’ (Caic), no período de 27 a 31 de maio. Já na semana de 10 a 14 de junho, o projeto aconteceu na EE ‘Leopoldino Meira de Andrade’ (Jardim Paraíso). Cerca de 25 alunos participaram de cada etapa para aprender a linguagem do grafite.

A terceira etapa acontecerá de 24 a 28 de junho, das 13 às 17 horas, na Emef ‘Prof. Antônio Carlos Manzini’ (Nova Cidade). O projeto é aprovado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério da Cidadania, pela Lei de Incentivo à Cultura. Com atividades teóricas e práticas – sendo cinco aulas com 4 horas diárias –, as oficinas são ministradas pelo artista plástico Jota Aracê, que faz uma introdução à história do grafite. Depois são transmitidos vídeos e imagens sobre os principais estilos da arte e artistas.

Os alunos aprendem o conceito do desenho em grafite e, por meio de exercícios, recebem experiências práticas para desenvolver os primeiros trabalhos em telas; posteriormente, aprendem a técnica com spray. O ‘Cidade das Cores’, idealizado pelo artista Aracê, é oferecido gratuitamente. “A proposta é impulsionar a produção artística na cidade, estimulando os jovens a utilizarem a arte do grafite como uma ferramenta de expressão e comunicação. As oficinas são voltadas a todos que desejam aprender mais sobre os materiais, conceitos e técnicas, bem como explorar a criatividade. Ao todo serão confeccionados 121 painéis pelo projeto”, explica Aracê.

Para Mirela Jabur, gerente de marketing da Brasilux Tintas, a 2ª edição do ‘Cidade das Cores’ mostra o quanto o projeto agradou ao público. “Além de ser uma forma de demonstrar carinho às cidades e comunidades em que estamos inseridos, também podemos contribuir com a formação dos jovens, que têm a possibilidade de desenvolver trabalhos autorais e explorar talentos”, explica.

Adriana Marangoni, secretária de Educação e Cultura, relata que este projeto ganhou destaque na cidade no ano passado, quando a Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ recebeu a intervenção artística. “Em 2019, estamos realizando o projeto com o mesmo êxito, pois a proposta agrada o público infantojuvenil. É pertinente levar este projeto ao ambiente escolar porque o aluno aprende novas linguagens e interage com pessoas de diferentes bairros. A proposta está em consonância com o Projeto Municipal de Descentralização da Cultura, de levar as manifestações artísticas para a população gratuitamente. Só temos a agradecer por essa parceria”, frisa a secretária.

O ARTISTA

Formado em Comunicação, Jota Aracê trabalha com arte urbana há mais de 10 anos e desenvolve projeto artístico com jovens e crianças desde 2010 em escolas municipais e estaduais da região. Foi responsável por oficinas no Sesc, Senac, Uniara, Uniseb (Ribeirão Preto), na Fundação Casa, entre outros locais. Em 2017 foi convidado para ministrar oficina de arte urbana em Torres Vedras (Portugal). De 2014 a 2016, Aracê foi professor de grafite em curso oferecido pela Casa da Cultura de Araraquara. Em 2017 foi o artista homenageado em Corpus Christi, quando sua arte integrou os quadros dos tapetes de rua. Em 2018 desenvolveu o projeto ‘Cidade das Cores’ na Casa da Cultura.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários