/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Hospital é escolhido como Centro de Treinamento para CPRE


Hospital é escolhido como Centro de Treinamento para CPRE

Instituição será a primeira do interior paulista na formação profissional para realização do exame de alta complexidade


O Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ será a primeira instituição a implantar o Centro de Treinamento para exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) no interior paulista e a quarta em todo país, ao lado somente de Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. O treinamento é uma parceria com a multinacional americana Boston Scientific e será realizado e coordenado pelo renomado médico José Eduardo Brunaldi, endoscopista do Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto e membro titular e fundador da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed). O segundo treinador será Ricardo do Amaral Masagão, gastroenterologista em Matão, que também é membro da Sobed.

A notícia foi divulgada no último dia 2 pela superintendente do Hospital, Denise Minelli, em reunião com Brunaldi, Masagão, Alex Freitas e Patrícia Coelho (da empresa Boston). Segundo Masagão, essa é uma grande conquista do Hospital de Matão. “O treinamento abrirá portas para a implementação de novos procedimentos de endoscopia digestiva avançada em nossa cidade e trará benefícios significativos para a população. O exame é realizado como uma terapêutica das vias biliares, ou seja, em pacientes com obstrução por cálculos ou tumores, entre outras situações, como perfurações ou complicações pós-operatório nas vias biliares”, explica.

Segundo Denise Minelli, esse é mais um grande avanço do hospital em exames de alta complexidade. “O procedimento de CPRE é complexo, requer muito treino, habilidade e uma equipe altamente qualificada. Por conta disso e dos valores dos materiais utilizados, se torna um exame de alto custo, acarretando uma grande fila de espera. Este exame já é realizado no Hospital de Matão para conveniados, mas pelo SUS só é feito em hospitais universitários e de grande porte. Portanto, esse será um grande passo para a ampliação dos serviços da endoscopia terapêutica”, diz.

Denise acrescenta que a escolha do Hospital, em ser o primeiro centro de treinamento do interior paulista, só comprova a excelência da instituição. “O Hospital de Matão foi escolhido por apresentar ótima estrutura, organização administrativa e pelos excelentes profissionais do Corpo Clínico e Diretivo, por isso, estamos muito felizes por mais esta grande conquista que beneficiará a população de Matão e região”, finaliza.

O CPRE

Trata-se de um exame endoscópico que objetiva detectar e tratar doenças que acometem os ductos de drenagem do fígado e do pâncreas (as vias biliares intra e extra-hepáticas) e o canal pancreático principal. As principais manifestações das doenças dos ductos pancreáticos e biliares são icterícia (olhos e pele amarelados), dor abdominal, febre e alterações bioquímicas nas enzimas hepáticas e pancreáticas. Esses sinais e sintomas podem ser decorrentes de cálculos e tumores biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doenças do fígado, extravasamentos após trauma ou cirurgia e estreitamentos inflamatórios ou pós-cirúrgicos das vias biliares. Podem ser extremamente graves com evolução, por exemplo, para lesões irreversíveis de fígado que podem levar à necessidade de transplante do órgão ou até mesmo a óbito.

O procedimento é realizado com o auxílio de um vídeo endoscópio especial, chamado duodenoscópio, que possui visão lateral. Isso objetiva a visualização de um orifício existente na segunda porção do duodeno, chamada de papila duodenal ou de Vater. Através dela introduz-se um cateter com contraste e, utilizando-se de um equipamento de Raio X portátil, poderão ser visualizados os ductos biliares e pancreáticos. O exame é realizado com anestesia geral ou sedação e o paciente permanece por uma noite em internação, recebendo alta no dia seguinte ao exame. Trata-se de procedimento altamente seguro, mas requer treinamento e destreza, aliada à experiência em endoscopia.


Fonte: AIHCFM


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários