Laboratório adquire aparelho que enxerga as veias através da pele

Localizador já está em uso para a coleta de sangue


O problema é normal e recorrente em todos os locais onde se realizam as coletas de sangue. Nem sempre é fácil ‘achar’ a veia do paciente por meio do toque, o que muitas vezes exige mais de uma perfuração, gerando incômodo. Por isso, o Laboratório do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’ adquiriu recentemente um aparelho que promete coibir esse tipo de sofrimento.

Trata-se de um localizador de veias, o venoscópio, um instrumento auxiliar que permite que as veias sejam ‘enxergadas’ à distância sem qualquer dificuldade. “O VeinViewer projeta uma imagem em cima da pele do paciente, uma espécie de luz infravermelha que é absorvida pelo sangue e refletida nos tecidos adjacentes”, explica o responsável pelo Laboratório Bioanálise, Orlando Cicogna.

O aparelho já está sendo utilizado em pacientes que têm veias de difícil localização, como idosos e crianças. “Observamos que pessoas sentem receio de saírem com o braço cheio de perfurações, por isso adquirimos o aparelho que vem auxiliando nossos profissionais no dia a dia das coletas”, conta o biomédico.

Para os pacientes internados e também clientes do laboratório que realiza a coleta externa, um equipamento portátil também foi adquirido para solucionar esses tipos de casos. “O aparelho é denominado AccuVein e é facilmente transportado pelos profissionais, pois o tamanho se assemelha ao de um aparelho telefônico sem fio”, ressalta Cicogna.

“Realizar esse tipo de procedimento pode ser desafiador até mesmo aos profissionais mais experientes. Com o aparelho fica fácil localizar a veia abaixo da pele, de modo que não só aumenta a eficácia dos procedimentos que requerem acesso venoso, mas também garante maior segurança durante as coletas de sangue e infusões”, conclui o biomédico.

 


Fonte: Hospital Carlos Fernando Malzoni


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários