/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Alunos da Unesp de Araraquara ganham prêmio nos EUA


Alunos da Unesp de Araraquara ganham prêmio nos EUA

Pesquisa está relacionada ao tratamento da diabetes

Foto: Wilson Aiello/EPTV

Um projeto para uma nova forma de tratamento de diabetes, desenvolvido por alunos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Araraquara (SP), ganhou medalha de ouro no “International Genetically Enginereed Machine Competition (iGEM 2017), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT na sigla em inglês), nos Estados Unidos.

A premiação aconteceu em Boston (EUA), em novembro. Os jovens cientistas concorreram com 300 equipes de 44 países.

“Muito orgulho receber esse prêmio internacional, ainda mais buscando tratamento alternativo para uma doença tão importante como a diabetes”, afirmou a aluna Mariana Biondi.

A pesquisa tem o objetivo de modificar geneticamente bactérias presentes em alimentos como queijo, verduras e legumes para que elas controlem a insulina em pessoas que têm diabetes.

Além disso, os alunos querem transformar essas bactérias em um pó que possa ser diluído em água ou suco, mais fácil de ser tomado pelos pacientes do que a atual injeção de insulina.

“Outra forma de ingerir esse medicamento seria por meio de um leite fermentado, por exemplo, que a gente conseguiria eliminar a necessidade de ingestão de insulina que as pessoas precisam realizar hoje em dia. Isso traria mais conforto, principalmente para crianças que precisam fazer essa injeção várias vezes ao longo do dia”, afirmou o aluno Nathan Vinicíus Ribeiro.

O experimento ainda em fase inicial, realizado apenas em laboratório e ainda não foi testando em animais ou humanos.

No laboratório de Biotecnologia, os estudantes introduziram, no DNA de bactérias, um DNA sintético da insulina, fazendo com que elas produzam a substância dentro do corpo humano. Dois tipos de bactérias - lactococus e bacilus - tiveram bons resultados.

A Sociedade Brasileira de Diabetes considerou a pesquisa louvável, mas ressalta que ainda está na fase inicial e deve demorar ainda para chegar até os pacientes. Hoje, mais de 14 milhões de brasileiros tem diabetes.

 

 


Fonte: G1


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários