Prefeito assina parceria com governo estadual para segurança no trânsito

Assinatura de protocolo de intenção permitirá que Matão seja beneficiada com R$ 490 mil para projetos que viabilizem melhorias viárias e ações de educação no trânsito


O prefeito Edinardo Esquetini e o secretário de governo, Ivan Serigato Jr., participaram, na última terça-feira (12), de evento realizado em São Paulo no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, o prefeito assinou junto ao governador Geraldo Alckmin o protocolo de intenção para que Matão venha a receber R$ 490 mil, os quais serão destinados a ações educativas e campanhas voltadas ao trânsito. O trabalho será desenvolvido junto ao Detran e Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo de São Paulo que visa reduzir pela metade o número de óbitos no estado.

            Além de apoio técnico para criação de projetos, a parceria prevê recursos financeiros para viabilizar melhorias viárias e ações de educação para o trânsito. O principal objetivo é melhorar a formação, comportamento e atitudes dos motoristas, além de aperfeiçoar a sinalização com o uso de mecanismos diversos como lombofaixas, pinturas de solo, gradis de proteção, adequação e implantação de calçada, defensa metálica, faixa de pedestre, rampa de acessibilidade e sinalizações.

            Também estiveram presentes na ocasião da assinatura o deputado estadual Marco Vinholi e o secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Marcos Nascimento. Segundo a coordenadora do programa, Silvia Lisboa, a parceria amplia a atuação do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. ‘Com essa nova leva de assinaturas, avançamos, em apenas dois anos, de 15 para 103 municípios conveniados ao Detran-SP e ao Movimento Paulista. As parcerias são o ponto de partida para projetos que tornam nossas ruas e estradas mais seguras’, afirma.

            “Aqui estamos tratando com uma vacina essa que é a terceira causa de morte no mundo todo. Não é doença, é acidente rodoviário. E, geralmente, perto das cidades, onde tem mais bairros, cruzamentos, pessoas andando a pé, de bicicleta”, explicou o governador Geraldo Alckmin. “Por isso, resolvemos fazer esse programa e fomos buscar o dinheiro da multa. Aquele que comete infração vai financiar a segurança no trânsito”, comentou.

            “Primeiro fechamos o protocolo com o município para que estude junto com o nosso grupo de trabalho quais as melhores intervenções. Definidas as intervenções, quanto custa, aí fazemos o convênio e passamos o dinheiro”, complementou o governador.

            Segundo o prefeito Edinardo Esquetini, a parceria com o governo estadual será essencial para que novas ações de trânsito sejam desenvolvidas além daquelas já providenciadas pelo Executivo. “Desde o início do ano, muitas ações de trânsito foram implementadas. Adquirimos dois novos carros e novas motos para o Departamento de Trânsito. Agora, serão os rádios digitais para comunicação entre guardas municipais e agentes de trânsito, o que aumentará a eficiência e melhorará as condições de trabalho dos nossos agentes. E o apoio do governo estadual será importante nas ações de educação no trânsito”.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários