Brasil tem quatro cabeças de chave no sorteio da Libertadores

Conmebol divulgou na noite desta terça-feira o ranking atualizado dos clubes e definiu os cabeças de chave da competição.

Foto: Divulgação

Serão quatro clubes do país (Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Santos) dentro do pote 1 da fase de grupos, acompanhados de Boca Juniors-ARG, River Plate-ARG, Atlético Nacional-COL e Peñarol-URU. O sorteio será às 21h (de Brasília) desta quarta-feira.

A definição dos cabeças de chave veio justamente pelo ranking da Conmebol. Dos quatro brasileiros presentes na competição, apenas gremistas ocupam o top-10 (terceiro lugar). O Santos é o 11º, o Corinthians o 12º e o Cruzeiro o 13º na classificação divulgada pela entidade.

Santistas, corintianos e cruzeirenses se beneficiaram pelas ausências de Atlético-MG e São Paulo na competição. O time alvinegro de Belo Horizonte ocupa o sétimo posto, o seu melhor na história, e fica fora do torneio. Já os são-paulinos aparecem logo atrás, em oitavo. Nacional -URU (5º) e Olimpia (9º), que jogam as fases preliminares, também não se credenciam ao pote 1 mesmo se avançarem.

O River Plate, da Argentina, lidera a classificação, acompanhado do segundo colocado Boca Juniors. O Atlético Nacional, campeão da Libertadores em 2016, ocupa a quarta posição, enquanto o Peñarol, outro cabeça de chave, é o sexto no ranking atualizado pela entidade sul-americana.

Os outros dois brasileiros classificados para a etapa dos grupos já sabem em quais potes estarão no sorteio desta quarta-feira. O Palmeiras, 22º, estará no segundo grupo ao lado do Independiente, campeão da Sul-Americana. Já o Flamengo, derrotado pelos argentinos na decisão e 35º na classificação, está no pote 3.

Vasco é cabeça de chave na segunda fase

O ranking divulgado também sentenciou a ordem das equipes nas fases mais preliminares da Libertadores. O Vasco será cabeça de chave na segunda fase ao lado de Nacional-URU, Santa Fé-COL, Guaraní-PAR, Independiente Del Valle-EQU, Jorge Wilstermann-BOL e Junior Barranquilla-COL.

O Unión Española, caso supere o Universidad Concepción nesta quarta-feira na disputa pela última vaga chilena, entra ao lado do Vasco. Caso o Concepción saia vencedor, o Melgar, do Peru, vira cabeça de chave. A Chapecoense, último representante brasileiro na competição, está no pote 2 nesta segunda fase da Libertadores.

Confira os potes da fase de grupos da Copa Libertadores

Pote 1:
River Plate-ARG (1º)
Boca Juniors-ARG (2º)
Grêmio (3º)
Atlético Nacional-COL (4º)
Peñarol-URU (6º)
Santos (11º)
Corinthians (12º)
Cruzeiro (13º)

Pote 2:
Independiente-ARG (31º, campeão sul-americana)
Emelec-EQU (14º)
Estudiantes-ARG (17º)
Cerro Porteño-PAR (18º)
Palmeiras (22º)
Bolívar-BOL (23º)
Libertad-PAR (24º)
Universidad de Chile-CHI (25º)

Pote 3:
The Strongest-BOL (26º)
Colo Colo-CHI (27º)
Racing-ARG (33º)
Flamengo (35º)
Defensor Sporting-URU (36º)
Alianza Lima-PER (58º)
Millonarios-COL (65º)
Real Garcilaso-PER (68º)

Pote 4:
Atlético Tucumán-ARG (88º)
Deportivo Lara-VEN (105º)
Delfín-EQU (206º)
Monagas-VEN (207º)
Classificado fase 2
Classificado fase 2
Classificado fase 2
Classificado fase 2


Fonte: Uol


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários