Revisão do carro antes de viajar é recomendada

Fluxo de veículos nas estradas aumenta no período de férias e carnaval


Muitas pessoas vão para as estradas nos períodos de férias e feriados prolongados – como o carnaval. Dentre os cuidados para garantir a segurança no trajeto da viagem é necessário que o carro esteja em perfeitas condições de manutenção. Os pneus em boas condições são indispensáveis para garantir a estabilidade do veículo. Muitas pessoas se esquecem do ‘step’, que também deve estar calibrado e em perfeitas condições.

“Os pneus são importantíssimos. Se eles estiverem gastos, a estabilidade do carro fica comprometida e as chances de derrapagem são maiores, principalmente em época de chuva”, explica Marcela Radaeli, sócia-proprietária da Radaeli Pneus. “Se algum pneu estiver muito desgastado, é hora de trocar”, completa.

O alinhamento previne o desgaste irregular dos pneus, aumentando sua vida útil. Também proporciona economia de combustível, pois diminui o atrito do pneu ao solo, poupando esforço do veículo. Já o balanceamento otimiza o desempenho do carro e oferece maior conforto aos ocupantes do veículo.

“Oferecemos ao cliente dois tipos de alinhamento e balanceamento: o a laser e o 3D, que é o método mais preciso e moderno existente no mercado. Também trabalhamos com diversas marcas de pneus, com pagamentos que podem ser divididos em 10 vezes no preço à vista. É muita facilidade para manter a segurança do motorista e da família. Vale à pena o investimento”, conclui Marcela.

TROCA DE FLUÍDOS

É importante verificar se todos os fluídos necessários para o bom funcionamento do carro estão em níveis desejados, como óleo do motor, fluído de freio, líquido de arrefecimento, direção hidráulica e embreagem. Camila Trindade, sócia-proprietária da GTM Auto Peças, explica: “É importante verificar a validade dos fluídos e se existe algum vazamento. Se os níveis estiverem indesejados, faça a troca com produtos de boa procedência e de qualidade”. As palhetas que limpam o para-brisa também devem ser checadas. “Depois de uma época de seca e sem uso, elas ressecam. Com a chegada das chuvas é importante fazer a troca para não ser surpreendido na estrada”, afirma Camila.

FREIOS

É imprescindível testar o sistema de freios (traseiros e dianteiros), pois todos os componentes devem estar em perfeito estado, além de realizar a troca das pastilhas, disco, cilindro mestre e servo do freio. A bateria também é muito importante. “Se o carro apresentar partida fraca, faça a troca e utilize uma marca de qualidade. Temos a bateria Tudor de 60 AMP por R$ 299,99, com 18 meses de garantia”, informa Camila. A revisão desses itens não deve ser feita na véspera da viagem, pois a maioria precisa ser substituída em oficinas especializadas. Lembre-se de que a manutenção preventiva é mais segura, além de ser mais barata. Boa viagem!


Fonte: Carol Salvini


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários