Cia de Santos Reis de Matão participa de comemoração em Vista Alegre do Alto

Companhia de Matão continua com tradição histórica da viagem dos três Reis Magos à gruta de Belém


No sábado (27), a Cia de Santos Reis “Padre Marcos Pião”, com apoio da Prefeitura de Matão e Departamento de Cultura, esteve em Vista Alegre do Alto participando do encontro “Festa de Santos Reis”. Na oportunidade, a companhia participou da reza do terço e, junto à companhia de Reis “Novo Milênio” de Vista Alegre do Alto, realizou as comemorações. Os músicos Diego Fantini e Marquinhos estiveram no evento e apresentaram um repertório alusivo à tradição cultural e religiosa de Santo Reis, integrando os municípios participantes.

A ‘Folia de Reis’ é uma festa católica trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização. Na cultura tradicional brasileira, o dia de Natal era comemorado por grupos que visitavam as casas tocando músicas  em devoção aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. A tradição representa a história da viagem dos três Reis Magos à gruta de Belém.

A secretária de Cultura de Vista Alegre do Alto, Maria Rita Vieira Cunha, salienta a importância da valorização da cultura popular realizada pelos municípios da região. “Parabenizo os organizadores, agradeço o trabalho dos voluntários e a presença da companhia matonense nesta festa tradicional em comemoração ao nascimento de Jesus”, relata.

Luís Antônio Fiorani, prefeito de Vista Alegre do Alto, que acompanhou as festividades, agradeceu a presença da Cia de Santos Reis “Padre Marcos Pião” e ressaltou a importância do apoio do poder público junto aos adeptos e simpatizantes da ‘Folia de Reis’ para dar continuidade à tradição.

Segundo Júlio César Ribeiro, diretor do Departamento de Cultura, ‘Santo Reis’ traz a tradição originada na religiosidade popular, traço marcante do continente latino-americano. “A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Queremos parabenizar a companhia matonense pelo seu trabalho e dedicação à cultura popular, bem como por propagar nosso município em outras cidades”, finaliza.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários