Definidas as atrações da folia

CarnaMatão terá bailes no Ginásio de Esportes, animações de Trio Elétrico e show de João Bosco e Vinícius


A Prefeitura de Matão realizará, entre os próximos dias 9 e 13, o primeiro CarnaMatão – totalmente gratuito à população. A ‘Folia de Momo’ começará no dia 9 (sexta-feira) com o desfile do tradicional bloco Rabo de Galo, que sairá da Avenida Padre Nelson (em frente à Apia Veículos), às 21 horas, e seguirá até chegar à Praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’, em ambiente fechado e monitorado com controle de segurança na entrada no local.

A folia contará com as apresentações do Trio Elétrico animado pela cantora Fernanda Rocha e por percussão baiana, durante as cinco noites. Além de Fernanda, a programação disponibiliza as micaretas carnavalescas com shows de Dérik e Luciano no dia 10 (sábado), Fernando Serafim no dia 11 (domingo) e João Bosco e Vinícius no dia 12 (segunda-feira), sempre a partir das 22 horas.

Entre os dias 10 e 13, o Ginásio ‘Décimo Chiozzini’ receberá a banda ‘Flecha de Ouro’ para quatro noites que resgatarão as marchinhas carnavalescas e o tradicional ‘baile de salão’. No domingo e na terça-feira haverá matinê para as crianças, a partir das 15 horas. O distrito de São Lourenço do Turvo também terá o CarnaMatão nos dias 11 e 13, das 15 às 18 horas, com o Trio Elétrico na Praça ‘José Zangari’.

Neste ano, o Executivo pretende gastar menos do que o último carnaval realizado em 2015, em que foi investido cerca de R$ 350 mil. O secretário de Governo, Ivan Serigato Junior, explica que o objetivo foi criar uma identidade própria deste governo para o Carnaval 2018. “Procuramos criar uma marca do governo Esquetini, com a apresentação de uma série de atrativos com esta nova identidade e mudanças que pudessem melhorar a qualidade da festa. Resolvemos centralizar as comemorações nesta nova fase do carnaval matonense, trazendo total segurança para a população e facilitando o acesso de moradores de todos os bairros”, afirma.

O diretor do Departamento de Cultura, Julio Ribeiro, acrescenta que a Prefeitura retoma as festividades públicas do carnaval, trazendo shows para a Praça ‘Alfredo de Paiva Garcia’ e o Baile de Marchinhas no Ginásio ‘Décimo Chiozzini’. “O município levará o carnaval também para o Turvo. São esforços da municipalidade para o resgate dessa festa popular. O projeto tende a se consolidar e ampliar para o próximo ano com a inclusão de outras atrações. Esperamos que nesse ano possamos atender a maior parte da população matonense e assim crescer para os próximos anos”, declarou.

 

INFRAESTRUTURA

A Prefeitura de Matão, por intermédio de suas secretarias, disponibilizará infraestrutura dotada de ambulâncias, banheiros químicos e segurança reforçada com profissionais particulares. Os serviços da Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar, brigadistas de incêndio, agentes de trânsito, Corpo de Bombeiros e Samu também estarão no local do CarnaMatão. De acordo com o secretário de Esportes, Turismo, Lazer e Juventude, Sebastião Trigo, o Ginásio ‘Décimo Chiozzini’ recebeu recentemente uma nova rede de hidrantes e licença do Corpo de Bombeiros. ”Essas medidas objetivam a segurança do nosso carnaval e de eventos futuros, tendo em vista que Matão sediará os Jogos Regionais”, acrescenta Trigo.

Nelson Fernando Miguel, especialista em Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio, afirma que a preocupação com a segurança vai além do evento carnavalesco, haja vista que os serviços realizados no Conjunto Poliesportivo – começando pelo Ginásio ‘Décimo Chiozzini’ – visam o futuro. “Podemos verificar uma edificação de palco para grandes shows, que após essa adequação atenderá diversos eventos. Não se pode abrir mão da segurança em todos os âmbitos, seja nos sistemas de prevenção, combate a incêndio e pânico (Corpo de Bombeiros); segurança patrimonial e pessoal do folião com a presença dos agentes de transito e da guarda municipal; segurança pública com parceria contínua com as policias civil e militar”, relacionou.

Trigo e Nelson esclarecem que o Ginásio de Esportes teve seu antigo projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico junto ao Corpo de Bombeiros alterado de Conjunto Poliesportivo para Centro de Eventos e Esportes, recebendo a implantação de um reservatório de água com 20 mil litros conectado a um conjunto moto bomba para a alimentação de oito hidrantes distribuídos no interior do ginásio. Foi providenciado um aumento na quantidade de portas a serem utilizadas para saída de emergência, reforço do sistema de alarme de pânico, implantação de guarda-corpo e corrimão instalados nas arquibancadas. Para os eventos externos, como na Praça ‘Alfredo de Paiva’ e em São Lourenço do Turvo, foram elaborados projetos que contemplam a segurança dos foliões com a contratação de seguranças, brigadistas e bombeiros civis que apoiarão o CarnaMatão.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários