/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Carnaval com crianças: veja dicas para curtir os blocos em família


Carnaval com crianças: veja dicas para curtir os blocos em família

Especialistas dão conselhos sobre segurança, fantasias e alimentação

Foto: Ilustrativa

Bloco de carnaval é lugar de criança? Dependendo do bloco, sim. Em cidades com tradição de festas de rua, a cada ano surgem novas opções com perfil familiar ou voltadas especificamente para o público infantil.

G1 conversou com a fundadora do bloco Tindôtetê, Ana Carolina, com dois pediatras e uma ONG especializada em segurança infantil para fazer uma lista de dicas para pais curtirem sem receio o carnaval com filhos pequenos. Veja a seguir:

1. Prefira blocos infantis ou com perfil mais familiar, que aconteçam durante o dia e em lugares arborizados ou com sombra.

2. Em locais com aglomerações, redobre os cuidados com segurança. Coloque nos filhos pulseira de identificação ou crachá com nome da criança, nome dos pais e contato, para que a família possa ser localizada rapidamente em caso de desaparecimento.

3.  Em festas na rua, verifique se o local está fechado para o acesso de carros. Em salões cobertos, observe se o piso é escorregadio, se o acesso às escadas é protegido e se as janelas possuem telas ou grades. Em qualquer um dos casos, mantenha supervisão constante.

4.   Para pintar a pele das crianças, use tinta e maquiagem atóxicas e hipoalergênicas. Evite artigos de procedência duvidosa, sem selo do Inmetro ou aprovação da Anvisa. Cuidado com a área dos olhos ao passar tinta ou glitter.

5.     Confetes de papel são melhores do que os de alumínio, brilhantes, que podem ser cortantes. Evite espuma em spray, que é altamente inflamável. E explique às crianças por que elas não devem colocar confete na boca, enrolar a serpentina no pescoço ou brincar de jogar espuma nos olhos e na boca de outras pessoas.

6.     Coloque roupas confortáveis nas crianças. Prefira fantasias com tecidos leves e frescos, como algodão, sem excesso de adereços que incomodem. Não se esqueça do chapéu ou gorro em dias de sol.

7.    Evite roupas com cordões ou o uso de correntes no pescoço, pois eles podem se prender em algum lugar e causar estrangulamento. Também fique atento a botões e pequenos ornamentos, que podem se soltar e ser engolidos, causando sufocação.

8.    Para evitar quedas, escolha calçados confortáveis e firmes, com boa aderência ao pé. Tênis devem ficar com os cadarços sempre bem amarrados. Uma dica da ONG Criança Segura é trocar os cadarços por elásticos coloridos.

9.    Cuide da hidratação das crianças. Leve água, água de coco ou suco — se estiver calor, considere armazenar os líquidos em garrafa térmica. Mães que amamentam também devem se hidratar frequentemente.

10.  Leve comida, pois nem sempre há opções saudáveis disponíveis para comprar no local. Frutas são uma ótima pedida, especialmente as que contêm bastante água, como melancia, melão, laranja ou tangerina.

11.  Aplique protetor solar nos pequenos — e, se for o caso, repelente também — e não se esqueça de levar o frasco para reaplicar.

12.  Se o calor estiver muito forte, leve guarda-chuva para se abrigar do sol — existem até opções com proteção UV.

13.  Em blocos com bateria ou trio elétrico, fique longe do som alto. Dependendo da idade e da sensibilidade da criança, considere levar protetor auricular ou fones infantis anti-ruído.

14.  Leve um pano ou canga para que a família possa se sentar e descansar de vez em quando.

15.  Respeite o limite das crianças e não fique tempo demais. Se notar sinais de sono ou irritação, é hora de ir para casa.

 


Fonte: G1


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários