/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Lançada a Campanha da Fraternidade


Lançada a Campanha da Fraternidade

O tema Fraternidade e superação da violência foi apresentado na Igreja de Santa Cruz

Participantes. Chamados pelo padre Jorge Nahra, religiosos encerraram o evento com oração e abraços aos desejos de paz
Foto: Rogério Bordignon

No último dia 7, na Igreja de Santa Cruz, aconteceu o lançamento regional da Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema ‘Fraternidade e superação da violência’ e lema ‘Vós sois todos irmãos’ (Mateus 23,8). O tema foi definido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que refletiu e se aprofundou em importantes tópicos diante da complexidade que o termo violência apresenta.

A acolhida a pessoas de Matão e municípios da região foi feita pelo padre Jorge Nahra, que também encerrou a reunião de lançamento convocando padres e diáconos para partilhar o momento em oração. O cartaz (comentários a respeito do significado visual) foi apresentado pelo diácono Carlos Pavan (de São Carlos, coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade).

A explanação sobre o texto-base coube ao padre Márcio Coelho (São Carlos). Dois vídeos foram apresentados: um com pronunciamento de Sabrina Mazo Fonseca (professora-doutora e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar) e outro com depoimento do bispo de São Carlos, dom Paulo Cezar Costa. O Hino da Campanha da Fraternidade foi tocado ao vivo.

Também prestigiaram o lançamento os diáconos Achiles Bianchini Filho (responsável pela coordenação da Campanha da Fraternidade no Vicariato), Sergio Brochetto, Wladimir Liossi e Paulo Capparelli. E ainda os padres Luiz Albertus Sleutjes, Braulino Giliolli Júnior, Marcelo Aparecido Jolli, Maique William Massufaro, Émerson Ricardo Monge, Samir Silva Souza, Henrique Pangelupi (estes de Matão); Fabiano da Silva (Itápolis), Anderson Cardoso (Ibitinga). Outra presença destacada pelo padre Jorge Nahra foi a do presidente da Câmara Municipal, Valter Luiz Trevizaneli (Valtinho).

O padre Márcio ressaltou diversos itens inerentes às múltiplas esferas da violência, apresentando dados e números. O foco principal da campanha será resgatar a cultura da paz para superar a violência, lembrando que Jesus Cristo pregou a não violência, o não agir contra o homem, amando aos inimigos, sem condenar, mas sim salvar, missão dada à Igreja Católica.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários