A importância de aprender outro idioma na infância

Crianças têm mais facilidade para absorver novas informações

Foto: Divulgação Núcleo Escola de Inglês

A habilidade para se aprender uma nova língua é mais aguçada entre os 6 e 7 anos de idade. Com o passar dos anos, essa facilidade vai se perdendo. A primeira infância é considerada a fase ideal da vida para se aprender outros idiomas. “A criança aprende uma segunda língua da mesma forma que aprendeu a primeira, ou seja, de forma natural. Para isso, as aulas devem ser lúdicas, prazerosas e ter um contexto compreensível”, explica Matheus Theodoro, diretor da O Núcleo-Escola de Inglês.

Essa prática possibilita que a criança fique motivada a aprender outros idiomas no futuro. Quando os adultos estudam um novo idioma, a língua nativa já está consolidada, dessa forma fica mais difícil abandonar alguns vícios fonéticos, o que os leva a falar o segundo idioma com sotaques nem sempre favoráveis à nova língua. Matheus afirma que “uma criança, por estar iniciando a aprendizagem, consegue absorver as palavras e os sons de uma forma mais natural, da mesma maneira que a língua materna”.

Com a globalização cada vez mais presente em todas as formas de comunicação, é inevitável que a criança ‘esbarre’ em outro idioma em alguma fase da vida. Além disso, aprender outra língua traz um diferencial para a futura vida profissional. “Essa criança terá ótimas oportunidades para ampliar seus conhecimentos culturais, linguísticos e se destacar no mercado de trabalho”, salienta Matheus.

METODOLOGIA

A metodologia da O Núcleo- Escola de Inglês está apoiada em diversas atividades lúdicas e criativas (sem livro-texto) que despertam nos alunos o interesse em aprender e aprimorar a língua. “Ensinamos o idioma em suas quatro habilidades (falar, ouvir, ler e escrever) por meio de músicas, jogos e dramatizações em inglês, promovendo a interação entre os alunos. A aula fica mais descontraída e o aluno se sente mais estimulado, com vontade de aprender”, conta Matheus.

A escola foi fundada em 1982 pela atual diretora geral, professora Marlene Theodoro, sendo a primeira em Araraquara. A escola O Núcleo chegou a Matão no último mês de janeiro. Os professores têm formação no curso de letras, sendo que alguns possuem mestrado ou pós-graduação, exames de proficiência e cursos no exterior. “Todo nosso corpo docente participa com frequência de treinamentos ministrados na própria escola, com o objetivo de atualizar materiais e conteúdos extras para o ensino e também padronizar o método utilizado”, finaliza Matheus.

Você sabia que…

* Crianças que aprendem outro idioma mais cedo possuem mais capacidade de ter a pronúncia perfeita;

* Aprender outro idioma na infância estimula o cérebro, desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração;

* Quem aprende um segundo idioma passa a utilizar melhor a sua língua-mãe;

* Se aprender da forma adequada, a criança vai sempre se relacionar com o novo idioma de forma positiva, como sendo algo fácil e divertido;

* Melhora a autoestima, a socialização e as habilidades até em matemática.

 


Fonte: Carol Salvini


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários