/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Denise Minelli completa 35 anos no Hospital


Denise Minelli completa 35 anos no Hospital

Na gestão da superintendente, instituição consolidou serviços e se tornou referência regional

Denise Minelli. "Sempre serei grata por tudo o que este Hospital e esta cidade me proporcionaram"
Foto: Divulgação

Denise Paolinetti da Camara Minelli, araraquarense de nascimento e matonense de coração, completou 35 anos de serviços no Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’, no último dia 15 de março. Colaboradores entregaram uma singela homenagem assinada por todos. Denise iniciou sua vida profissional na área da saúde como instrumentadora cirúrgica no Hospital Oncológico ‘Amaral Carvalho’, em Jaú, cidade onde concluiu a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia.

Em Matão, a trajetória de Denise começou em 1988, quando o hospital da cidade ainda era conhecido simplesmente como ‘Hospital de Caridade’. Naquela época, o Grupo Empresarial de Matão (Gema), composto por vários empresários determinados em ajudar no desenvolvimento da cidade, recebeu a indicação do nome de Denise para chefiar o moderno centro cirúrgico que estava em construção.

Ao ser convidada, Denise se recorda de quando foi visitar o Hospital de Matão pela primeira vez. “Confesso que no início não me senti atraída, até o momento em que me apresentaram as obras do novo Centro Cirúrgico. Quando coloquei os pés naquele local, ainda em construção, uma voz falou dentro de mim: ‘É aqui onde o seu coração vai ficar’”, lembra, comovida. Naquela semana, Denise se entregou ao novo desafio, deixando de lado até a recente aprovação no concurso público estadual do SUDS - Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde. Era março de 1988.

Denise trabalhou por dois anos como enfermeira-chefe do Centro Cirúrgico, onde atuou ativamente, treinando e qualificando pessoas (algumas trabalham até hoje no centro cirúrgico). Acompanhando a evolução do Hospital, teve a oportunidade de adequar novas técnicas e rotinas, incluindo a modernização de equipamentos, materiais cirúrgicos, mobiliários e estrutura física. À frente de uma equipe interessada, conseguiu implantar novos métodos de controle de esterilização, entrega e recebimento de material, controle de infecção, dentre outros.

Em 1990 assumiu a Gerência de Enfermagem. Como não existia curso de enfermagem na cidade, no próprio Hospital foram formadas várias equipes de aprendizes. Muitos hoje são enfermeiros formados graças a essa iniciativa, em que Denise ficou à frente como professora e depois como coordenadora da área de Educação em Saúde. Na década de 1990, o Hospital ampliou seu espaço com a construção de um novo bloco de três andares, viabilizando mais leitos quando foi inaugurada a nova entrada principal na Rua Sete de Setembro – defronte a Rua Brasília.

Em 2009, Denise estava concluindo a pós-graduação em Administração Hospitalar quando foi convidada para assumir a administração do Hospital ‘Carlos Fernando Malzoni’. Sentindo-se preparada e amadurecida para iniciar o novo desafio, Denise aceitou o convite para dedicar-se à inteligência do sistema hospitalar, ciente de que a instituição já caminhava com excelência rumo ao crescimento.

 

NOVOS ATENDIMENTOS

 

O Hospital de Matão foi se solidificando como uma referência na área de procedimentos de alta complexidade, quando passou a ampliar as possibilidades de atendimento para um patamar ainda mais elevado. Sob sua gestão, o Hospital iniciou a Hemodiálise, a Hemodinâmica, a Oncologia; foram criadas a Maternidade de alto risco, a UTI Neo Natal e Pediátrica, a Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin) e até os ‘leitos canguru’. Foram criados também a Casa da Gestante e o Banco de Leite Humano. No Pronto Socorro foi construída uma nova sala de emergência, ampla e moderna, próxima da entrada das ambulâncias. A UTI Adulto passou a funcionar em um espaço maior, moderno e iluminado, quase dobrando a capacidade de leitos. Em maio de 2021 foram inaugurados mais cinco leitos de alta capacidade, com o apoio da iniciativa privada.

No período da pandemia de covid-19, Denise talvez tenha enfrentado um dos seus maiores desafios. Novos protocolos, planos de contingência, tudo para que a instituição atendesse sua missão principal, com o compromisso de manter a segurança dos pacientes, acompanhantes, médicos e toda a equipe. Denise é testemunha do esforço e do empenho de colaboradores, de todos os níveis hierárquicos. Hoje, ela é a superintendente do Hospital, uma instituição querida pelos matonenses, que atende tanto ao SUS como aos planos de saúde e particulares, com excelência certificada pelo Governo do Estado.

Denise reconhece que nada seria possível sem o apoio incondicional de uma diretoria muito competente. Ela destaca o empresário João Carlos Marchesan que, desde o tempo do Gema, permanece apoiando o Hospital de maneira voluntária. “O sucesso dessa administração não seria possível também sem a parceria de uma equipe de colaboradores dos mais diferentes níveis, de uma equipe médica comprometida e capacitada, em que destaco o meu marido Cesar Minelli, meu porto seguro, que me orienta e me apoia em todas as questões relacionadas ao Hospital”, reconhece.

Denise disse ainda que nenhuma dessas realizações seria possível sem o apoio permanente de seus pais, que continuam presentes em sua vida, lembrando a todo momento o valor da família. Ela revela ainda que se pudesse voltar no tempo, voltaria para conviver mais com seus três filhos, mas tem a consciência tranquila de que até hoje faz o melhor por eles, e agora também pelas noras, genro e netos. “Acredito ter acertado mais do que errado, e espero que tenha contribuído com os diretores que também se dedicam, de forma voluntária, a esse hospital. Eu criei meus filhos, casei, recebi título de Cidadã Matonense e sempre serei grata por tudo que este Hospital e esta cidade me proporcionaram. Que Deus nos ajude, nos proteja e nos abençoe nessa missão”, conclui.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários