Presidente é reeleito nos 35 anos do Stiama
Vitória da Chapa 1 (com 863 votos) garante o oitavo mandato de Nelson Joaquim da Silva
- Postado por Natali Galvao |
- segunda, 12 de maio de 2025 | 08:23 hs
Nelson Joaquim da Silva. ?Ao longo do tempo, minha credibilidade foi construída com o retorno constante aos trabalhadores"
Foto: Natali Galvão
Nos últimos dias 23 e 24 de abril, os associados e contribuintes com vínculo empregatício do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Matão (Stiama) participaram da eleição que reconduziu o presidente Nelson Joaquim da Silva à sua oitava gestão. Marcado por um processo tranquilo e transparente, o pleito – que envolveu a disputa entre duas chapas – teve a participação de 1.296 eleitores.
A Chapa 1, liderada pelo atual presidente, obteve 863 votos contra 402 da chapa adversária. Também foram registrados 18 votos em branco e 13 nulos. A coleta dos votos foi realizada por equipes externas, garantindo a lisura e a imparcialidade, uma vez que nem os membros da Chapa 1 e nem os da Chapa 2 poderiam atuar na coleta dos votos.
O processo eleitoral foi descentralizado, com urnas instaladas nas empresas do setor alimentício da base territorial do Sindicato, facilitando a participação dos aptos a votar, incluindo aqueles afastados por motivos de saúde ou férias, que puderam votar na sede do Sindicato. Com um total de 1.804 eleitores aptos a votar, a eleição transcorreu sem intercorrências. A apuração dos votos ocorreu no próprio dia 24 de abril.
O presidente reeleito, que atua na Diretoria desde a fundação do Sindicato (em 24 de abril de 1990), revelou que seu oitavo mandato terá início no dia 24 de julho e se estenderá até 23 de julho de 2030. Ele destacou que o Sindicato completou 35 anos, coincidindo com o dia da apuração dos votos, e que o estatuto do Sindicato define um prazo mínimo e um prazo máximo para a realização das eleições, antes do fim do mandato.
“Ao longo desses anos, passamos por muitos desafios e alcançamos muitas conquistas. Continuarei a trabalhar, com meus pares, para o fortalecimento e unidade da nossa categoria, com a mesma transparência e dedicação”, afirmou o presidente, que também foi secretário da entidade por dois mandatos (de 1996 a 2000 e de 2000 a 2004). Sobre a posse da nova Diretoria, sua atuação nesses 35 anos de Sindicato e planos para o futuro, A Comarca entrevistou Nelson Joaquim. Confira a seguir.
Quais são os trâmites após a eleição?
Após a eleição, a posse da Diretoria se dará imediatamente em 24 de julho de 2025, conforme previsto no Estatuto Social da entidade, e deverá ser formalizada em até 30 dias, em ato solene. O primeiro ato da nova gestão é convocar uma reunião dos empossados para elaborar o planejamento do mandato, definindo metas e iniciativas, como ações para datas comemorativas e eventos tradicionais, como a confraternização em comemoração ao Dia do Trabalhador e dos Aposentados. A nova gestão também se dedicará a ouvir os trabalhadores, promover campanhas de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho, dar apoio ao grupo LGBTQIA+, bem como intensificar medidas de combate à violência doméstica, além de implementar mudanças administrativas para melhorar os serviços e a comunicação com os trabalhadores.
O que te motiva a seguir à frente do Sindicato por tantos anos?
A motivação para seguir à frente do Sindicato veio da experiência pessoal e do vínculo com movimentos sociais, como a Pastoral Operária e o Movimento Familiar Cristão, onde comecei a entender os direitos e deveres dos trabalhadores, e principalmente do apoio irrestrito da minha Diretoria. Ao longo do tempo, minha credibilidade foi construída com o retorno constante aos trabalhadores, que fizeram de mim a sua voz, assegurando que seus direitos fossem respeitados e ampliando o raio de conquistas. Essa confiança resultou na continuidade da nossa gestão, com a validação dos trabalhadores através de várias reeleições, mesmo enfrentando oposição. O Sindicato, para mim, é uma instituição fundamental para proteger os direitos dos trabalhadores e garantir o cumprimento das leis e acordos coletivos que tanto favorecem a classe.
Quais foram as maiores conquistas ao longo desses anos em que o Sindicato esteve sob a sua liderança?
Entre as maiores conquistas destacam-se os acordos coletivos locais, como a implementação do Banco de Horas e o Programa de Participação nos Resultados (PPR), além de benefícios como transporte, café da manhã e refeições nas empresas. Conseguimos também aumentar os percentuais de horas extras, garantindo até 75% de adicional e 35% de adicional noturno; garantindo, ainda, aumentos reais de salário, sempre acima da inflação. Outras vitórias incluem a implementação de cestas básicas e ticket alimentação, a inclusão de benefícios para funcionários com filhos com deficiência e a proteção de trabalhadores vítimas de violência doméstica, com direito a afastamento remunerado e transferência de unidade. Essas conquistas melhoraram substancialmente as condições de trabalho e a qualidade de vida da categoria.
Quais são as metas e prioridades para este novo mandato?
As metas incluem avançar nas conquistas anteriores, alcançar o fim da escala 6 por 1, garantir aumentos reais de salário e reduzir a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução salarial. Também é prioridade manter a boa administração do Sindicato, com a manutenção da sede própria e das áreas de lazer, com novos investimentos para os associados. Outro foco é estreitar o diálogo com trabalhadores que votaram na chapa concorrente, para entender suas demandas e melhorar a representatividade. Além disso, o Sindicato continuará trabalhando por melhorias salariais, benefícios como cesta básica, ticket alimentação e PPR, além da ampliação do percentual de pagamento de horas extras. A luta por um piso salarial mais justo também é uma das principais bandeiras, juntamente com a questão da saúde mental dos trabalhadores, que precisa de atenção especial.
Quantos associados o Sindicato tem atualmente? E qual mensagem você deixa aos trabalhadores que ainda não se sindicalizaram?
O Sindicato tem aproximadamente 1.700 associados, mas a categoria é maior e ainda não alcançamos 100% de adesão ao quadro associativo. Para os trabalhadores que ainda não se sindicalizaram, a mensagem é para que se associem o quanto antes. O Sindicato foi criado para defender seus interesses, instrumentalizando e registrando Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, oferecendo benefícios como corte de cabelo gratuito, atendimento jurídico e parcerias com médicos para consultas e exames mais acessíveis. Além disso, os associados podem participar de eventos e ter acesso às áreas de lazer. O Sindicato busca proteger os membros da categoria e está sempre aberto a sugestões para melhorar. Vale destacar que todos os Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho só obtêm a assinatura do presidente do Sindicato se o seu conteúdo for aprovado pela assembleia geral pertinente, oportunidade em que os trabalhadores se manifestam democraticamente e soberanamente por meio do voto secreto. Fazer parte efetiva do seu Sindicato faz toda a diferença na vida do trabalhador.
Além de presidir o Sindicato da Alimentação, quais outras atividades você exerce?
Sou um dos interlocutores da Rede Suco, uma organização internacional com sede na Alemanha, que busca entender as relações ‘capital/trabalho’ no setor de suco e outros alimentos, compartilhando experiências sobre negociações coletivas e condições de trabalho. Também sou palestrante em Direito do Trabalho, abordando temas relacionados ao movimento sindical e às leis trabalhistas em faculdades e eventos diversos. Além disso, ocupo os cargos de secretário geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Interior de São Paulo, entidade de segundo grau fundada em 6 de novembro de 2023, e de diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, com sede em Brasília. Por meio dessa Confederação, tive a honra de representar o Brasil para falar sobre o setor de suco em um encontro da América Latina realizado no Uruguai.
A Diretoria eleita
Os membros efetivos da Diretoria Executiva são: Nelson Joaquim da Silva (presidente), Luiz Miguel Nery (vice-presidente), Diego Inácio Francischini Venâncio (secretário geral), João Luiz Franco (secretário adjunto), Claudio Cruz de Castro (secretário de Finanças), Adriano Aparecido Capaz (secretário para Formação Profissional, Educação, Cultura, Comunicação e Imprensa) e Cleberson Tadeu dos Santos (secretário para Assuntos Jurídicos, Patrimoniais, Relações Sindicais e Atividades Sociais). Os suplentes são: Carlos Eduardo Rodrigues, Ana Cléa Marli da Silva, Elisangela Cristina Lopes, Valdemir Amado dos Santos, Ana Lívia de Oliveira, Cássia Regiani Travaglioni Abreu e Carlos Antonio Trovatti.
Já os membros efetivos do Conselho Fiscal são: José Araújo da Silva, Gisele Cristina Lopes Geraldo e Renan Ferreira Vieira. E os suplentes: Edson José de Souza, Beatriz Pereira Calixto e Adriano Júnior Venâncio. Os Delegados representantes junto à Federação, Confederação, Central Sindical e outras entidades: Nelson Joaquim da Silva e Carlos Alberto Dias (efetivos); Luiz Rogério Travalhoni e Josué Abonizio (suplentes). O presidente chama a atenção para o aumento do número de mulheres na Diretoria: “Na chapa eleita, temos a integração de seis mulheres, o que é muito significativo, pois na gestão anterior, tínhamos apenas duas mulheres”.
Fonte: Natali Galvão - free lancer
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