/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Professores da Educação Infantil recebem formação continuada


Professores da Educação Infantil recebem formação continuada

Objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre experiências em ambientes pedagógicos

Presença. O prefeito Cido Ferrari, acompanhado pelo secretário Marcelo Prado (Mazão), visitou os educadores durante a formação continuada
Foto: Divulgação

Nesta semana, a Prefeitura de Matão – através da Secretaria de Educação e Cultura – realizou, no Centro de Educação Complementar ‘Prefeito Adauto Scardoelli’ (CEC), uma formação continuada voltada a professores e educadores das escolas municipais de Educação Infantil. O objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre experiências em ambientes pedagógicos – espaço, materiais, tempo, grupo de crianças e mediação do adulto.

Os espaços da sala referência foram organizados para cada grupo de crianças atendidas na Educação Infantil (Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II, 1ª e 2ª Etapas), levando os profissionais a refletirem sobre: a organização dos espaços e materiais que atendam as necessidades e especificidades do grupo de crianças; os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que constam no currículo da Educação Infantil, pensando o desenvolvimento integral das crianças, os eixos estruturantes da Educação Infantil (brincar e interações) e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento (conhecer, conviver, brincar, explorar, participar, expressar).

O prefeito Cido Ferrari, acompanhado pelo secretário Marcelo Prado (Mazão), visitou os educadores durante a formação continuada. “Estamos muito contentes e confiantes na nossa Educação Municipal, pois neste ano já recebemos diversos prêmios que valorizam o trabalho dos professores e estudantes. Isso mostra que estamos no rumo certo! Seguimos investindo em reformas, ampliações, consertos, mas principalmente na formação continuada dos professores, dando recursos e respaldo para que eles se sintam capazes e possam desempenhar da melhor maneira possível a missão de lecionar e cuidar das nossas crianças”, avaliou.

Esta formação continuada foi desenvolvida pela equipe gestora do Departamento de Educação: Elenice Moreira, Maria Cláudia De Santi, Cíntia Cavicchia, Taís Ridão e Claudionice Bellintani. “A experiência vivenciada nos espaços proporciona o desenvolvimento cognitivo, emocional, habilidades motoras, interação social, hábitos de higiene, autonomia, comunicação e linguagem, além de estimular a participação no processo de construção coletiva”, descreveu Elenice Moreira.

A diretora do Departamento de Educação, Claudionice Bellintani, provocou a seguinte reflexão: “A Educação Infantil faz um trabalho de extrema importância, pois tudo que é experimentado nesta fase, de forma significativa, fica marcado nas emoções e psiquês das crianças; quando elas chegam ao Ensino Fundamental, recorrem a essas habilidades, que ficam na memória, para resolver os desafios propostos – como, por exemplo, as proporções (de peso, tamanho, a espacialidade). Em algum momento, essa habilidade foi desenvolvida na Educação Infantil”. Já de acordo com o secretário Marcelo Prado (Mazão), investir nos ambientes favorece o desenvolvimento das crianças, principalmente com a parceria dos educadores que atuam em cada grupo.

Professores do Ensino Fundamental I também receberam o Módulo 2 da formação do Programa Alfabetiza Juntos-SP, na Sala de Vídeo da EM ‘Adelino Bordignon’, mediada pela articuladora e gerente desse segmento, Andréa Andreatti de Moraes. Este módulo visa o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, cujas orientações são implementar instrumentação de avaliação, analisar diagnósticos de escritas e promover a valorização das diversidades, com foco em práticas que estimulem o comportamento leitor.

 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários