Dom Sérgio da Rocha participará do Conclave que elegerá o sucessor do papa Francisco
Cardeal foi ordenado diácono e padre em Matão e recebeu o título de Cidadão Matonense
- Postado por Natali Galvao |
- terça, 06 de maio de 2025 | 07:55 hs

Dom Sérgio da Rocha. Cardeal é arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil
Foto: Bruno Toledo
Ordenado diácono e padre em Matão e homenageado com o título de Cidadão Matonense, o cardeal Dom Sérgio da Rocha (65 anos) está entre os 133 cardeais (sendo sete brasileiros) que participarão do Conclave para eleger o sucessor do papa Francisco (falecido no último dia 21 de abril), marcado para começar na próxima quarta-feira (7), no Vaticano.
Nascido em Dobrada, no dia 21 de outubro de 1959, Sérgio é filho de Rubens e Aparecida Veronezi da Rocha (falecidos) e irmão de José Roberto (falecido) e Osvaldo. “Ele morou em Matão, onde foi coroinha dos padres Nelson e Amador Romão, estudou nas escolas ‘Padre Nelson Antonio Romão’ e ‘Professor Henrique Morato’, trabalhou na Gráfica Imag/Jornal A Comarca e na Prefeitura. Foi ordenado diácono no Salão da Comunidade Santa Cruz (hoje Paróquia Santa Cruz), em 18 de agosto de 1984, e ordenado padre na Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, em 14 de dezembro do mesmo ano”, revelou o historiador Luiz Cezar de Oliveira.
Em reconhecimento à sua trajetória e ligação com o município, recebeu da Câmara Municipal de Matão os títulos de Cidadão Matonense e de Honra ao Mérito, em 16 de fevereiro de 2018. A Sessão Solene aconteceu na Paróquia Senhor Bom Jesus e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o bispo da Diocese de São Carlos na época, Dom Paulo Cézar da Costa, que hoje é cardeal e também participará do Conclave.
TRAJETÓRIA
Dom Sérgio da Rocha estudou Filosofia no Seminário de São Carlos e Teologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, além de ter feito Mestrado e obtido o Doutorado em Teologia Moral, respectivamente, na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (São Paulo) e na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma).
Atuou como professor e reitor no Seminário Diocesano de São Carlos, e como professor na PUC de Campinas. Foi ordenado bispo em 11 de agosto de 2001, na Catedral de São Carlos, e nomeado arcebispo coadjutor de Teresina em 31 de janeiro de 2007. Acumulou vasta experiência como bispo e arcebispo em diversas regiões do Brasil.
Foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 19 de novembro de 2016 e, atualmente, é arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil. No Vaticano, participa de importantes organismos da Cúria Romana, como o Dicastério para os Bispos, o Dicastério para o Clero, o Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, a Pontifícia Comissão para a América Latina e o Conselho de Cardeais, que auxilia o papa no governo da Igreja.
PALAVRAS
Em entrevista coletiva concedida a veículos de comunicação, após o falecimento do papa Francisco, Dom Sérgio da Rocha falou com serenidade sobre as especulações em torno de seu nome para a escolha do novo papa. “As especulações existem, mas sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja”, declarou.
Já em Roma, onde participou do funeral do pontífice, voltou a comentar o assunto: “É preciso muita prudência com essas listas de candidatos. Os últimos conclaves não confirmaram as previsões. O importante agora é termos o coração aberto para acolher aquele que for eleito, seja de onde for. O novo papa será o papa de toda a Igreja”.
Fonte: Natali Galvão - free lancer
Comentários