/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Violência e abuso sexual são debatidos


Violência e abuso sexual são debatidos

Temática foi objeto de capacitação profissional e Matão contempla projeto ‘Tartanina’

O Segredo de Tartanina - obra pode auxiliar na prevenção à violencia

A Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou na quarta-feira (28), na Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’, a palestra ‘Prevenção ao Abuso Contra Crianças e Adolescentes’. O tema foi proferido pela psicóloga Sheila Prado Soma, doutoranda em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

A reunião ofereceu capacitação, palestra, supervisões técnicas e atividades preventivas para profissionais atuantes dos CREAS (Centros de Referência Especializada de Assistência Social), CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), programa Criança Feliz, professores do Espaço Amigo, profissionais da Saúde, membros da Secretaria da Educação, assistentes sociais, pedagogos, conselheiros tutelares e facilitadores de apoio que debateram situações preventivas à violência.

De acordo com Adriana Martins Gandini, diretora do Departamento de Assistência Social, durante o encontro, os participantes foram orientados sobre a maneira com que precisam conduzir os aspectos relativos à prevenção da violência que envolve crianças e adolescentes, bem sobre como proceder em relação às queixas trazidas pelos pais ou responsáveis neste sentido. Adriana salientou que a proposta visa ainda a formação de agentes multiplicadores do projeto ‘Tartanina’ (leia a seguir).

Durante a oficina temática ‘Habilidades atutoprotetivas para prevenção do abuso sexual infantil’, Sheila abordou tópicos como violência e abuso contra crianças e adolescentes. Na oportunidade, apresentou ferramentas que atuam como suporte às crianças – como a contação de histórias, cujo processo pode auxiliar a identificar situações de riscos, orientar a quem procurar em casos de violência e contribuir para que as crianças tomem consciência sobre o que realmente caracteriza situações de violência. “O foco do nosso trabalho é buscar crianças vitimizadas que ainda não chegaram às redes de assistência. Não temos ainda no Brasil uma estatística confiável sobre violência, uma vez que cada município possui uma realidade particular; entretanto, é importante cercar os casos que vitimizam crianças e adolescentes”, explica Sheila.

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Carlos Rondanin, comenta que o desenvolvimento deste projeto é fundamental para o município porque, a partir do momento em que temos profissionais preparados em diversas frentes de trabalho, melhor é o atendimento à população. “Agradeço ao prefeito Edinardo Esquetini, que se preocupa com questões desta natureza e está sempre pronto a nos atender. Este trabalho integra um projeto de ação social que vislumbramos para o exercício de 2018. Novas capacitações serão realizadas acerca desta temática e irão contemplar outras secretarias e departamentos municipais, cujo foco é a aplicabilidade destes saberes para o atendimento ao público”, afirma o secretário.

 

‘TARTANINA’

O livro ‘O segredo da Tartanina’, assim como o projeto, é fruto da experiência profissional das autoras Alessandra Rocha Santos Silva, Cristina Fukumori Watarai e Sheila Maria Prado Soma no atendimento prestado às vítimas de abuso sexual. A ideia de criar um livro infantil surgiu da dificuldade no diagnóstico de alguns casos, em especial envolvendo crianças muito pequenas.

O material nasceu como um recurso lúdico que visava contribuir para a elucidação de vários casos de suspeita de abuso sexual cometido contra crianças. Contudo, no decorrer do trabalho, foi comprovada a efetividade do uso da literatura para atuar também na prevenção ao abuso. A partir disso, o grupo passou a direcionar seus esforços para a criação, divulgação e realização de ações de capacitação de pais, educadores e outros profissionais que trabalham diretamente com crianças.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários