Lions promove Campanha Descarte Consciente

Óleo de cozinha usado será revertido em alimentos para entidades assistenciais

Claudia Bellini. “As pessoas podem evitar o acúmulo de óleo usado nas tubulações, além de colaborar com a preservação ambiental e com pessoas assistidas por entidades de Matão”

O Lions Clube de Matão promove a campanha ‘Descarte Consciente’, que consiste na coleta de óleo de cozinha usado em garrafas pet de dois litros e no destino deste a dois pontos de coleta: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-Matão, na Rua Stefano D’Avassi, 625, Nova Cidade) e a Agricampo (esquina da Avenida 15 de Novembro com a Rua Castro Alves, no limite do Centro com o Bairro Alto).

“Os óleos também podem ser entregues aos integrantes do Lions. Posteriormente, informaremos outros pontos de coleta”, diz Claudia Cristina Chiozzini Bellini, presidente do Lions Matão. “Solicitamos a gentileza das pessoas doarem o óleo frio e coado por uma peneirinha, uma telinha fina, para tirar resíduos de fritura, por exemplo”, completa.

“O Distrito LC-6 obteve parceria com uma empresa que se incumbirá de trocar estas garrafas pet de óleo de cozinha por litros de óleo novo e pacotes de arroz, sendo que estes produtos serão destinados a entidades assistenciais de Matão”, cita Claudia. “Assim, as pessoas podem evitar o acúmulo de óleo nas tubulações em forma de gordura, o que atrai insetos e pragas, além de colaborar com a preservação ambiental e com pessoas assistidas por entidades de Matão”, resume a presidente.

“O óleo descartado incorretamente acumula na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio, causando a morte de espécies aquáticas; contamina o solo, afetando o metabolismo de micro-organismos que o nutrem e prejudica as plantas; e polui a atmosfera, porque a decomposição do óleo produz o gás metano, que causa o efeito estufa”, lembra Claudia.

“O ensejo desta campanha é duplo: a proteção ao meio ambiente, com o descarte correto do óleo usado, e a doação de alimentos, já que todo o óleo arrecadado será trocado por arroz e óleo novo para doação a quem necessita”, sintetiza a presidente do Lions de Matão.


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários