Arnaldo Jardim anuncia liberação de verba de 1 milhão de reais

Matão será inserida no programa Melhor Caminho para manutenção das estradas rurais do município


O prefeito Edinardo Esquetini esteve na tarde da última quinta-feira (15), com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, visitando as empresas Marchesan S.A, ATA Antoniosi Tecnologia Agroindustrial e Baldan Implementos Agrícolas. O secretário estadual falou com os funcionários sobre a importância do setor agrícola no cenário atual  e  ainda anunciou o empenho para liberação de verba no valor de aproximadamente 1 milhão de reais do programa ‘Melhor Caminho’ para recuperação das estradas rurais do município. À noite, Arnaldo Jardim proferiu uma palestra na ACE – Associação Comercial e Empresarial de Matão, com o tema “O futuro político do Brasil”. Também estiveram presentes o vice-prefeito Moacir Matturro, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Viviane Esquetini, a vereadora Cleuza Salatta, servidores municipais e outras autoridades.

Esquetini afirma a importância da figura do Arnaldo Jardim para a cidade de Matão. “Esta visita do secretário foi excelente, pois conseguimos visitar as empresas matonenses e destacar que os serviços agrícolas são fundamentais para o desenvolvimento do município. Outro ponto, foi a necessidade da manutenção nas estradas rurais para melhor atender nossa população, principalmente os trabalhadores rurais. Eu e a vereadora Cleuza estivemos em São Paulo solicitando ao secretário Arnaldo Jardim esta verba, que foi oficializada com a visita. Agora, precisamos assinar a documentação no Palácio dos Bandeirantes e, com isso, os produtores rurais poderão continuar realizando esse trabalho que é de fundamental importância para o desenvolvimento do município, além de geração de emprego e renda”, ressalta.

Segundo Arnaldo Jardim, é preciso melhorar nossas estradas rurais para beneficiar os produtores de Matão e de toda região no que se refere ao escoamento da produção e enfatiza que é sempre bom estar novamente em Matão. “Terminamos um grande encontro na Associação Comercial de Matão, e estou muito feliz por estar aqui mais uma vez. Aproveito, em nome do governador Geraldo Alckmin, informar e autorizar uma reivindicação que havia sido acompanhada pelo prefeito Esquetini e a vereadora Cleuza para as estradas rurais de Matão, sendo elas a da Boiadeira, da Josefina, da Fazenda Citrícola e da Cambuhy, que estarão inseridas no programa Melhor Caminho”, finaliza.

Programa ‘Melhor Caminho’

Com o objetivo de recuperar estradas rurais e estimular o desenvolvimento, o programa Melhor Caminho, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e realizado pela Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) foi instituído pelo decreto nº 41. 721, de 17 de abril de 1997, para a elaboração de convênios com prefeituras municipais. A execução da obra acontece em várias etapas e o trabalho realizado, em síntese,é composto de adequação do leito, drenagem (tubulação onde necessária) e incorporação e compactação de material granular (brita).

O ‘Melhor Caminho’ busca readequar as plataformas das estradas rurais de terra, com ou sem a elevação do “greide estradal” para a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente. Também procura dotar pontos de sangra da estrada (deságue) de estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático. Ainda melhora as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a execução de revestimento primário.

 


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários