/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Câmara outorga três títulos de Cidadania Matonense


Câmara outorga três títulos de Cidadania Matonense

Honrarias partiram do vereador Davison Sensei

Momento da entrega das honrarias. China Calabres, Davison Sensei, Teresinha Pacor, Milena Prandi, Luiz Gonzaga da Silva e Cido Ferrari
Foto: Rogério Bordignon

Repleta de pessoas, a Câmara Municipal realizou, na noite do último dia 4, a sua terceira Sessão Solene de 2024 – desta vez para outorgar três títulos de Cidadania Matonense dedicados pelo seu 1º secretário, vereador Davison José Tosadori (Davison Sensei), para Luiz Gonzaga Oliveira da Silva, Milena Prandi Vieira Ribeiro Ferreira e Teresinha Dalva Pacor.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Sidinei Calabres (China), que formou a Mesa Diretora com Davison Sensei, o prefeito Cido Ferrari, Adail Pacor (marido de Teresinha), André Luiz da Silva (filho de Luiz Gonzaga) e Willian Prandi (irmão de Milena). Na extensão da Mesa estiveram os vereadores Ana Maria Freire da Silva Mondini, João Silvério do Carmo Filho (Policial Carmo), José Aparecido Ferreira dos Santos (Cido Motos) e Luiz Francisco Fernandes (Pelanca).

Também integraram a extensão: Aparecido do Carmo de Souza (Cidinho, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Matão e Região - AAPMR), Celimara Avelino (diretora da EM ‘Prefeito Celso de Barros Perche’ - Caju), Claudionice Pereira Bellintani (diretora municipal de Educação), Marcelo Augusto Prado (secretário municipal de Educação e Cultura) e Márcia Dornellas Ferrari (primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Matão).

Cido Motos fez a leitura do Texto Bíblico. As leituras dos Decretos Legislativos números 45, 46 e 48 – todos de autoria de Davison Sensei, referentes a Teresinha, Luiz Gonzaga e Milena – foram respectivamente feitos por Luiz Fernandes, Ana Mondini e Policial Carmo. Todos os membros da Mesa Diretora deram seus depoimentos na Tribuna Livre ‘Teotônio Vilela’.

José Jodenir Pinotti (líder comunitário do distrito de São Lourenço do Turvo) e Claudionice Bellintani entregaram mimos para Milena. O chefe escoteiro Vicente Vasconcelos (comissário nacional da Sempre Alerta Brasil - SAB) e o chefe escoteiro Wilber Gerd Pacor (Grupo Escoteiro Terra da Saudade - Gets) prestaram homenagem a Teresinha, renovando a ‘Promessa Escoteira’ dela, sendo que Wilber fez o mesmo com Davison, que recebeu o ‘Lenço Escoteiro’.

“Foi uma noite memorável, com lotação do espaço da Câmara destinado às sessões. Considero o ato das homenagens um momento de júbilo que ficará guardado para sempre pelas pessoas homenageadas, familiares e amigos, bem como por mim, que somente reconheci tantos valores em três pessoas simples, trabalhadoras, extremamente dedicadas e exemplares. Parabéns, Luiz Gonzaga, Milena e Teresinha, nossos Cidadãos Matonenses!”, resume Davison Sensei.

 


Os três homenageados

 

Luiz Gonzaga Oliveira da Silva nasceu em Tabira (PE), no dia 30 de março de 1963. Sétimo dos dez filhos de José Domingos da Silva e Josefa Maria de Oliveira, tem sua história marcada por uma série de trabalhos, começando na roça ao lado de seu pai, aos seis anos de idade; depois, foi servente de pedreiro em Petrolândia (PE). Chegou em Taquaritinga em 1978, onde trabalhou e conheceu a esposa Ana Maria Bruno da Silva. Se casaram em 1985 e se estabeleceram em Matão em 1986, onde nasceram os filhos André Luiz e Alexandre Ray. O neto Daniel Luiz é filho de André. Gonzaga estudou no Supletivo da EE ‘José Inocêncio da Costa’ (1990 e 1991) e se formou técnico de Manutenção na Etec-Matão (1992 a 1996). Ingressou na Citrosuco em junho de 1989, fez diversos cursos pela empresa e atua lá até hoje, como encarregado de Manutenção. Gonzaga pratica karatê há 33 anos, sendo árbitro também desde 2010, função que deu a ele a oportunidade de viajar a trabalho por 13 estados do Brasil.

Milena Prandi Vieira Ribeiro Ferreira nasceu no dia 25 de junho de 1981, em Taquaritinga. Perdeu seu pai, Claudemir, aos cinco anos de idade e sua mãe, Áurea Therezinha, a criou junto a seus avós paternos. Aos 11 anos, mudou-se com a mãe, o padrasto e o irmão Willian (filho do segundo casamento de sua mãe) para o distrito de São Lourenço do Turvo. Conheceu seu esposo Paulo Roberto Ferreira Filho e se casaram em 2000, gerando os filhos Paula Beatriz e Gabriel Henrique. Cursou o Ensino Fundamental nas EEs ‘Modesto Bohrer’ e ‘Domingues da Silva’ (ambas em Taquaritinga) e na EM ‘Helena Borsetti’ (Turvo). Concluiu o Magistério no extinto Cefam ‘Grazia Olga Vezzani’, assim como o Ensino Superior em Pedagogia (Administração e Supervisão Escolar) e a Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional na Universidade São Luiz (Jaboticabal). Começou a lecionar na atual Escola ‘Madre Leônia Milito’ em 2000. Em 2005, assumiu a direção da ‘Helena Borsetti’, atuando nesta função até 2016, voltando às salas de aula (2017 a 2020) e retornando à direção em 2021, até hoje.

Teresinha Dalva Pacor nasceu em São Bernardo do Campo, no dia 10 de agosto de 1950. Seus pais, Antenor Pereira e Hosana da Silva Pereira, também tiveram Leonilda. Conheceu o marido Adail em 1971 e se casaram dois anos depois, em Santo André, onde tiveram os filhos Hegner Jay e Wilber Gerd. As netas são Laura, Lara e Natália. Em 1981, toda a família estava em Matão, pois Adail veio trabalhar na Citrosuco, começando sua atividade escotista em 1985, seguido por Teresinha, missão também voluntária que ela iniciou em 1986, também junto ao Grupo Escoteiro Matão (GEM), sendo que em 2000 ambos deixam o GEM e mantêm atividades escoteiras fora de Matão. No dia 14 de maio de 2022, eles, o filho Wilber e outros voluntários fundam o Grupo Escoteiro Terra da Saudade (Gets), do qual Teresinha é diretora técnica. Ao longo de todos esses anos, ‘Chefe Teresinha’ sempre foi muito participativa e respeitada, exercendo diversas funções voluntárias, dentre as quais, membro da Delegação Paulista, coordenadora administrativa, técnica e geral, bem como subcomissária, sendo detentora da Insígnia da Madeira.  


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários