Prefeitura renova parceria com a Sutaco

Convênio fortalece o empreendimento de artesãos matonenses


O prefeito Edinardo Esquetini assinou, na segunda-feira (23), a renovação da parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, por intermédio da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), cujo propósito é fortalecer o empreendimento dos artesãos. Outros tipos de produções, como trabalhos manuais, customização e economia criativa, também serão beneficiados no município. A assinatura aconteceu na Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’, na presença de um grupo de artesãos.

Também estavam presentes o diretor do Departamento de Cultura, Julio Ribeiro; a diretora da Divisão de Eventos, Celina Passerine; o diretor da Divisão de Difusão Cultural, João Bento (Cucão), e ainda Eliana Saraiva e Marcos Lima que receberam – mediante curso de capacitação – a certificação como Agentes de Cooperação da Sutaco. De acordo com Julio, nessa mesma tarde houve uma roda de conversa com os artesãos para esclarecimentos acerca das novas diretrizes e nomenclaturas estabelecidas pela Base Conceitual do Artesanato Paulista.

A Sutaco tem por missão a viabilização, preservação, incremento e promoção do artesanato paulista, e busca oportunizar a possibilidade do artesão expor seu trabalho e gerar renda, promovendo o desenvolvimento local de modo economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.

 

VALORIZAÇÃO

Julio salienta que o prefeito Esquetini, desde o início de sua gestão, busca apoiar os artesãos locais e, em consonância com sua diretriz, os isentou das taxas de impostos para que possam atuar em feiras de artesanato na cidade, que unem os artesãos cadastrados na Casa da Cultura. O diretor ressalta que, por meio da renovação do convênio com a Sutaco, o artesão local ganha mais força para expandir seus negócios. “Queremos que nossos artesãos atuem tanto dentro do município quanto na região, tendo assim o rendimento e a valorização do seu trabalho”.

O prefeito Esquetini salienta que a renovação do convênio também visa estimular a criação de uma associação. “Os artesãos podem se fortalecer com uma associação que busque, por exemplo, a viabilização de recursos. Meu intuito é possibilitar que nossos artesãos tenham um local fixo de trabalho, que seria mais um atrativo para o município. Registro meus agradecimentos a todos que prestam serviço junto ao Departamento de Cultura e os parabenizo por se mostrarem dedicados e comprometidos com nosso Plano de Governo”, finaliza.


Fonte: A.I.P.


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários