/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Hospital recebe prêmio pela alta qualidade no atendimento do AVC


Hospital recebe prêmio pela alta qualidade no atendimento do AVC

Prêmio "Angels Awards Gold" certifica que instituição está preparada para atender pacientes com AVC de acordo com padrões internacionais

Entrega da placa. Cerimônia foi realizada no Centro de Ensino e Pesquisa do HCFM na quarta-feira (21)
Foto: Divulgação

Na manhã da quarta-feira (21), o Hospital Carlos Fernando Malzoni (HCFM) reiterou sua qualidade no atendimento de pacientes com sintomas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como “derrame”, ao receber o prêmio “Angels Awards Gold”.

A cerimônia, realizada no Centro de Ensino e Pesquisa do HCFM, contou com a presença de autoridades locais, profissionais da saúde e representantes do setor. Entre os presentes, o prefeito de Matão, Cido Ferrari, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bernardi, o secretário de Educação, Marcelo Prado, o secretário de Saúde do município, representado por Marcio Pelegrini, o coordenador médico do SAMU, Dr. Charles Alexandre Almeida Júnior e o coordenador administrativo do SAMU, Jonathas Custódio.

Pelo hospital, participaram o diretor vice-presidente, Roberto Luiz Cadioli; o diretor executivo administrativo, José Carlos Chiozzini; o diretor executivo secretário, Reginaldo Vedoato; além da superintendente Denise Minelli e do neurologista Dr. César Minelli, que coordena o atendimento de pacientes  com AVC  na instituição. Também marcaram presença a consultora científica da Angels, Karla Leal Trevisan, o representante da Boering Ingelheim, Felipe Pacheco, e os diretores do HSAÚDE, Dr. Neto Kfouri e Cristina Boy. 

A imprensa local também prestigiou o evento, assim como colaboradores e prestadores de serviço do hospital, reforçando a união de esforços em prol da saúde de qualidade na região.  

O prêmio “Angels Awards Gold”, criado na Europa e expandido para a América Latina em 2018, visa reconhecer hospitais que seguem recomendações internacionais no atendimento do AVC. Esse prêmio só é possível para as instituições que possuem infraestrutura e protocolos de condutas  padronizados, que se iniciam da entrada do paciente no hospital até o momento da alta. 

 

Destaques da Cerimônia

 

Segundo Dr. César Minelli, este prêmio é um símbolo do nosso compromisso com a prática da medicina que se norteia em evidências científicas de qualidade para o melhor atendimento médico. Enfatizou que o tratamento precoce do AVC diminui as chances de óbito e sequelas graves.

Karla Leal Trevisan, Consultora Científica da Angels, abordou a importância do projeto na melhoria do cenário do AVC: “Trabalhar com AVC exige uma abordagem multidisciplinar e um encaminhamento preciso.”

O prefeito Cido Ferraria destacou a excelência do Hospital de Matão, e ressaltou o comprometimento da cidade com a saúde pública de qualidade. Lembrou que este reconhecimento internacional do Hospital é um triunfo de uma parceria que demonstra o sucesso das políticas de saúde implementadas. 

 

Expansão do Programa Cidade Angel

 

Há alguns dias, o vereador Paulo Bernardi agendou uma reunião com a presença do Dr. Cesar Minelli e da superintendente Denise Minelli e o prefeito Cido Ferrari, ocasião em que ele sinalizou positivamente a tornar Matão uma Cidade Angel. Assim, na sequência do evento, foi comunicado às autoridades presentes que será iniciado na cidade de Matão o “Programa Cidade Angel”.

Esta iniciativa visa a criação de um sistema de educação para que a população reconheça rapidamente os sintomas do AVC e seja acionado um rápido transporte, através do SAMU, para que o paciente chegue o quanto antes ao hospital e se inicie o tratamento do AVC o mais rapidamente possível. Serão capacitados professores, que orientarão alunos para que sejam multiplicadores no reconhecimento de sintomas do AVC. Para o transporte rápido dos pacientes, a equipe do SAMU também será orientada. 

Dr. Minelli destacou que o sucesso do tratamento é tempo-dependente, ou seja, quanto mais rápido o tratamento, melhor para o paciente. Assim, o projeto “Cidade Angels” visa otimizar o reconhecimento dos sintomas de AVC, promover rápido transporte para um hospital capacitado como o nosso, e início do tratamento.

Denise Minelli, superintendente do HCFM, encerrou os discursos com palavras de gratidão: “desde 2017, com recursos próprios, nós fazemos o tratamento com um medicamento que desobstrui a circulação cerebral dos pacientes que chegam no pronto-socorro com AVC. Estamos comprometidos com a busca incessante por melhorias. O trabalho que fazemos aqui é vital e orgulha toda a nossa equipe”, concluiu Denise, reforçando a promessa de continuar expandindo os avanços no atendimento à saúde.

 

 

Reflexões Finais e Impacto Duradouro

 

A conquista do “Angels Awards Gold” representa não apenas uma vitória para o hospital de Matão, mas também um passo significativo na criação de um modelo de excelência replicável em outras regiões. Com a sólida parceria com a Angels e o suporte contínuo das iniciativas educacionais e médicas, o hospital se estabelece como um centro de referência de qualidade no atendimento do paciente com AVC.


Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários