/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Segunda fase da Omamep acontece neste sábado (20)


Segunda fase da Omamep acontece neste sábado (20)

Provas serão às 8h na escola municipal Adelino Bordignon


A Prefeitura de Matão, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Supermercado Savegnago, realiza a segunda fase da Olimpíada Matonense de Matemática das Escolas Públicas Municipais (Omamep), às 8h, neste sábado (20). Na ocasião, 63 alunos realizarão a avaliação na EM Adelino Bordignon, localizada na Avenida Daniel de Brito, no Nova Matão. Vale destacar que é necessário chegar com 30 minutos de antecedência e levar um documento de identificação com foto. A premiação aos três melhores colocados está prevista para o mês de dezembro.

A Omamep é uma competição dedicada aos alunos das escolas públicas de Matão dos 9º anos do ensino fundamental e 3º anos do ensino médio. Com o objetivo de estimular o estudo da matemática pelos alunos, ainda busca influenciar na melhoria da educação básica no município, promover a inclusão do conhecimento matemático e detectar jovens talentos. Esta prova foi pensada para acontecer no mês de outubro de cada ano, sendo realizada em duas fases: a escolar e a municipal.

O Grupo Savegnago cuida com apreço da Omamep, estimulando as crianças e os jovens a se comprometerem ainda mais com o processo educacional. Portanto, para o grupo, é uma grande recompensa este evento, porque é muito satisfatório poder auxiliar na construção do processo de ensino aprendizagem destes jovens.

Fagner Roberto Caetano, diretor da divisão de Ensino Fundamental, explica que a Olimpíada Matonense de Matemática é relevante porque a matemática é uma das ciências mais importante da sociedade, pois contribui para a formação do futuro cidadão que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. “Por meio da Omamep, estimulamos no estudante o gosto pela matemática, a curiosidade e o pensar lógico, bem como aguçamos a criatividade para resolução de possíveis problemas”, diz.

Para a secretária de Educação e Cultura, Adriana Marangoni, a matemática sempre apresenta novos olhares sobre um mesmo problema. “A Matemática está presente na nossa vida desde o nosso nascimento. Quase tudo no nosso cotidiano gira em torno de números, medidas, figuras geométricas e outros conceitos inerentes a essa disciplina. Antes mesmo de iniciar o período escolar, as crianças já têm contato com noções matemáticas no seu dia a dia, aprendendo sem sequer perceber. Já na escola, a Matemática aparece, por exemplo, quando dividem o lanche com os amigos ou respondem a sua idade com os dedos. Na Educação Infantil, os procedimentos didáticos costumam se pautar não apenas nos conteúdos a serem estudados, mas também em atividades práticas. Portanto, avalio a Omamep como forma de incentivarmos novas aprendizagens”, reforça.

O prefeito Edinardo Esquetini destaca o trabalho como uma iniciativa expressiva e que reflete a legítima parceria entre poder público e iniciativa privada para ganhos coletivos. “A Omamep é uma ferramenta educacional que contribui para o estímulo dos alunos aos estudos no campo das ciências exatas, tanto para a formação acadêmica quanto na vida para o trabalho. Parcerias desta natureza favorecem a formação escolar de nossas crianças e nossos jovens, de forma que o município e a sociedade só tem a ganhar”, completa.


Fonte: Da Redação


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários