/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Matão participa do Janeiro Branco


Matão participa do Janeiro Branco

Ação é dedicada à prevenção e conscientização sobre a Saúde Mental


Com o tema ‘Quem cuida da mente, cuida da vida’, a Campanha Janeiro Branco é dedicada a colocar os temas relacionados à Saúde Mental em máxima evidência. O projeto visa a prevenção ao adoecimento emocional. Sendo assim, a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à ação que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito de viver.

Para prestigiar a campanha, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II ‘Minha Casa’) realizou uma apresentação do coral da unidade na manhã da quinta-feira (17). Cerca de 20 pacientes e alguns funcionários participam deste trabalho musical e social coordenado por Vandré Faberson Rodrigues e Maria Antonieta Furlan. O projeto acontece às quintas-feiras, na sede do Caps II (Avenida Antônio Tanaka, 385, Villa Di Capri).

Em Matão, cinco serviços realizam atendimento a pessoas que sofrem de algum transtorno mental, seja depressão, ansiedade, fobias, pânico ou agressividade. São assistidas crianças de 0 a 12 anos no Centro de Saúde Mental Infantil (Centrinho – 3384-7340) e a partir dos 13 anos começam no Ambulatório de Saúde Mental (3394-2354).

Há o Caps II ‘Minha Casa’ (3384-4302), atendendo adultos com transtornos mentais severos e persistentes, além do Caps AD (3384-9303) com adolescentes e adultos em tratamento decorrente do uso de substâncias psicoativas, álcool e outras drogas. Os casos de violência sofridos por crianças, adolescentes, adultos ou idosos devem ser atendidos no Núcleo de Prevenção da Violência (3384-9424).

Cada unidade conta com os profissionais necessários aos tipos de atendimento prestado, como psiquiatra, neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, pediatra, enfermeiros e assistentes sociais. Os encaminhamentos podem ser feitos pelas Secretarias de Educação e Cultura ou de Assistência e Desenvolvimento Social, especialistas de saúde da rede básica, Conselho Tutelar, Poder Judiciário ou demanda espontânea.

OBJETIVOS DA CAMPANHA

1. Fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que pessoas e instituições sociais reflitam e efetivem ações em prol do combate ao adoecimento emocional;

2. Chamar a atenção para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional na vida das pessoas;

3. Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito da sua vida e do quanto investem na Saúde Mental e Emocional daqueles que estão ao seu redor;

4. Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais para a importância da promoção da Saúde Mental e Emocional;

5. Contribuir para a construção, fortalecimento e disseminação de uma ‘Cultura’ que estimule a elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental.


Fonte: AIP


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários