Fotos resgatam Outros Carnavais

Mostra pode ser visitada até o dia 28, na Casa da Cultura Prefeito Armando Bambozzi

Baile de Carnaval no Gr~emio, década de 1950

A Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Departamento de Cultura), realiza a mostra fotográfica ‘Outros Carnavais’, na Casa da Cultura ‘Prefeito Armando Bambozzi’, entre os dias 7 e 28. A exposição reúne 24 painéis em tamanho 50x70, que resgatam lembranças dos carnavais de outrora. Um banner no tamanho 1,00x0,70 exibe o carnaval de salão da Società Stella D’Itália (Grêmio) na década de 1950. A mostra pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Para que essa exposição se tornasse possível, a diretora de Eventos, Celina Reguero Passerine contatou algumas pessoas que cederam fotografias de seus acervos pessoais. Dentre elas estão Rogério Gabriel, João Bento (Cucão), Cleusa Zanoni, Guaraci Almeida, Ernesto Cavichiolli, Mário Portapilla, Leyle Gorgatti Zarbim, Cândida Gonçalves, Marlene Coledan, Luiz Cezar, Ceci Romanelli Prado, dentre outros colaboradores.

As escolas de samba ‘Liberdade e Alforria’ e ‘100% Negro’, o bloco carnavalesco ‘Os Onça’ e a Banda ‘Flecha de Ouro’ também cederam material. “Contamos também com fotos antigas da Società Stella D’Itália (Grêmio) e da Sociedade Recreativa Matonense (Sorema)”, explica Celina. O diretor do Departamento de Cultura, Julio Ribeiro, agradece a colaboração de todas essas pessoas que muito contribuíram para que a mostra se tornasse realidade.

Julio declarou que “a memória histórica é elemento essencial para a conscientização do contexto cultural no qual estamos inseridos. Ao trazermos fotos de antigos carnavais para a Casa da Cultura, estamos valorizando nosso passado cultural quanto às festas e tradições que envolvem Matão. Agradeço toda a equipe do Departamento de Cultura, que brilhantemente fomentou e organizou a exposição ‘Outros Carnavais’. Registro também nossos agradecimentos a todos aqueles que, prontamente, cederam seus acervos para que essa mostra se viabilizasse”.


Fonte: A.I.P


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários