Orquestra Jovem levará concerto didático à Etec
Apresentação aproximará alunos da música erudita e popular, na segunda-feira (5)
- Postado por Natali Galvao |
- segunda, 05 de maio de 2025 | 09:08 hs

Concerto didático. Cada peça apresentada será contextualizada com breves falas do maestro Danilo Gomez e dos integrantes da orquestra
Foto: Divulgação
O universo da música orquestral vai invadir o ambiente escolar na segunda-feira (5), quando os alunos da Etec ‘Sylvio de Mattos Carvalho’ terão a oportunidade de assistir a um concerto didático da Orquestra Jovem de Matão, sob a regência do maestro Danilo Gomez. A apresentação faz parte da série ‘Concertos Itinerantes’, que busca ampliar o acesso à música de concerto e estimular a formação de novas plateias por meio da integração entre arte e educação.
O evento será realizado no auditório da Etec e terá como foco principal a mediação pedagógica, propondo uma vivência interativa. O concerto será voltado exclusivamente aos estudantes da Etec e se caracteriza por uma abordagem didática, quando os músicos e o regente explicarão ao público alguns detalhes sobre a formação da orquestra, os instrumentos musicais, os estilos interpretados e os contextos históricos e culturais das obras apresentadas.
“Esse formato nos permite aproximar o jovem da música orquestral de maneira natural, despertando o interesse pela arte e mostrando que ela é viva, atual e acessível. É uma ação que promove conhecimento, sensibilidade e cidadania”, destaca o maestro Danilo Gomez, diretor da Escola de Música e Arte Danilo Gomez, responsável pela Orquestra Jovem.
DA SALA DE AULA AO PALCO
O concerto didático busca ir além da apresentação artística convencional. O repertório cuidadosamente selecionado transita entre o clássico e o popular, numa jornada musical que conecta diferentes épocas, estilos e culturas. Estão previstas execuções de peças de compositores consagrados como o brasileiro Heitor Villa-Lobos, o italiano Niccolò Paganini e o inglês John Newton.
Cada peça será contextualizada com breves falas do maestro e dos integrantes da orquestra. Os estudantes poderão compreender particularidades de instrumentos como violino, violoncelo, flauta, clarinete e percussão, além de perceber como cada timbre contribui para a construção de um som coletivo harmônico e expressivo. A proposta é unir informação e emoção, transformando o concerto em uma experiência estética e intelectual. “A música tem o poder de tocar profundamente as pessoas, e quando unimos isso ao conhecimento, o impacto é ainda maior”, acrescenta Danilo.
O projeto ‘Concertos Itinerantes’ integra as ações de extensão da Escola de Música e Arte Danilo Gomez, que abriga projetos de destaque como a Orquestra Jovem de Matão, o Coro de Matão, o Coro Infantil e Infantojuvenil e o Núcleo Experimental de Artes Cênicas (Neac). A Orquestra Jovem é composta por músicos em formação – muitos dos quais, alunos da escola. Além de desenvolverem a técnica instrumental, os integrantes são estimulados ao trabalho coletivo, à disciplina artística e à responsabilidade social ao levarem sua arte para escolas, praças, igrejas e espaços públicos da cidade e da região.
“Levar a orquestra a ambientes escolares é uma forma de democratizar a cultura e gerar transformação. Muitos desses alunos nunca estiveram diante de uma orquestra ao vivo. Acreditamos que esse encontro pode inspirar sonhos, despertar vocações e provocar mudanças profundas no olhar que eles têm sobre a arte e sobre si mesmos”, afirma o maestro.
A expectativa é de que novas apresentações ocorram ao longo do ano, com passagem por outras escolas das redes pública e particular de ensino. O projeto conta com o apoio de parceiros culturais educacionais que acreditam no poder da música como ferramenta de inclusão, educação e desenvolvimento humano. “Agradecemos ao apoio da Acamde (Amigos da Cultura, Arte, Música, Diversidade e Educação) e Ricardo Pereira Comunicação e Eventos”, finaliza Danilo Gomez.
Fonte: Acamde
Comentários