Encontro abordou saúde e segurança no trabalho
Evento foi promovido pelo SindMetal-Matão e FEM-CUT
- Postado por Natali Galvao |
- segunda, 05 de maio de 2025 | 10:40 hs
Na ACE-Matão. Encontro foi destinado a 'cipeiros', sindicalistas e representantes de empresas
Foto: Rogério Bordignon
Na segunda-feira (28), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (SindMetal-Matão) e a Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEM-CUT/SP) realizaram um ‘Encontro de Conscientização e Formação sobre Saúde e Segurança no Trabalho’, destinado a membros de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), sindicalistas e responsáveis/representantes de empresas.
A condução do evento, sediado no Auditório ‘Oscar Lúcio Baldan’ da Associação Comercial e Empresarial (ACE-Matão), foi feita por Achiles Bianchini Filho (secretário geral do SindMetal-Matão), que deu as boas-vindas e anunciou a composição da Mesa Diretora – formada no período da manhã por sete membros – assim como os nomes de outras autoridades.
Pela manhã, a Mesa contou com Edna Francisco dos Santos (presidente do SindMetal-Matão), Carolina Possato do Nascimento (gerente regional do Trabalho de Araraquara), Lia Magnoler Guedes de Azevedo Rodriguez (procuradora do Ministério Público do Trabalho de Araraquara), Milton Flávio Bianchi Bolini (chefe de Fiscalização da Gerência Regional do Trabalho de Araraquara).
E também: Jorge José de Lima (diretor do Departamento de Formação da FEM-CUT), Genildo Dias Pereira (membro do Departamento de Formação da FEM-CUT) e Ceres de Souza Lucena Ronquim (secretária da Mulher Trabalhadora da FEM-CUT). Claudenir Timóteo (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Monte Alto) foi destacado.
A abertura do evento e a acolhida foram feitas por Edna dos Santos. Lia Magnoler palestrou sobre ‘Assédio e discriminação no ambiente de trabalho e atuação do MPT’. Milton Bolini discorreu sobre o tema ‘A importância da Cipa e noções básicas para atuação do cipeiro’. Jorge Lima fez considerações pontuais e Genildo Pereira partilhou experiências vividas pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Depois do almoço, outra Mesa Diretora foi formada. Anderson Borges (Departamento de Formação da FEM-CUT) falou sobre ‘A importância da Cipa na organização do local de trabalho’. Célia Capucci (Departamento de Formação da FEM-CUT) comentou sobre ‘Doenças psíquicas desenvolvidas pelos trabalhadores’ e Joab Neri Dias Pereira (advogado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) apresentou os ‘Principais aspectos jurídicos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa+A)’. Erick Pereira da Silva (presidente da FEM-CUT/SP) fez pronunciamento.
O evento foi encerrado por Edna dos Santos, que agradeceu aos parceiros e participantes. “Foi muito importante realizar este encontro para a formação e o aprimoramento dos ‘cipeiros’, integrados a representantes de empresas e pessoas que contribuíram com seus diferentes conhecimentos para a segurança, a saúde, o respeito no trabalho, bem como a conscientização coletiva e a melhoria do ambiente de trabalho como um todo, diante do cumprimento de normas e bons relacionamentos mútuos entre todos”, resume a presidente do SindMetal-Matão.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários