/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | Sala de Leitura é inaugurada em escola


Sala de Leitura é inaugurada em escola

Evento foi realizado na EE 'José Carlos Pinotti', no último dia 23

No 'Dia Mundial do Livro'. EE 'José Carlos Pinotti' contou na inauguração da sua Sala de Leitura com o Programa Pescar, Carriola do Saber e Grupo Matão+Verde
Foto: Divulgação

Boa parte das Salas de Leitura das Escolas Estaduais de São Paulo passam por uma reestruturação. Desde o início do ano letivo de 2025, professores articuladores e responsáveis pela Sala de Leitura da EE ‘José Carlos Pinotti’, Surhaya Elias e Rui Roberto de Souza, reorganizam o acervo e o espaço, tornando-a mais atrativa, dinâmica e eficiente.

Eles contam com a parceria de outros professores e funcionários e o total apoio da direção e coordenação da escola. “Realizamos vários eventos ao longo desse ano e estamos atendendo aos alunos e professores, não só para a retirada de livros, mas para que também frequentem a Sala de Leitura para realizarem pesquisas e leituras por prazer e entusiasmo, tanto dentro como fora do recinto”, diz Rui.

Entre tantos trabalhos e eventos organizados pela Sala de Leitura, foram realizados neste ano o ‘Dia Internacional da Mulher’, ‘Dia Mundial da Água’, ‘Dia de Conscientização do Autismo’, ‘Painéis de Semanas Temáticas: ‘Dia dos Povos Indígenas’, ‘Tiradentes’, ‘Aniversário de Brasília’, ‘Descobrimento do Brasil’, todos com o intuito de incentivar a leitura entre os alunos, contribuindo com o seu repertório na oralidade, na escrita e na interpretação de textos.

No último dia 16 foi realizada a primeira edição do ‘Sarau de Poesias’, intitulado ‘Pinotti Poetizando’, nos períodos da manhã e da tarde, com ampla adesão de alunos e professores, assim como o apoio do Grêmio Estudantil. “Todas estas atividades nos impulsionaram a realizar a inauguração oficial da Sala de Leitura”, cita Rui.

Assim, no ‘Dia Mundial do Livro’ (23 de abril) foi realizado um evento com a presença de alguns jovens do Programa Pescar, da Citrosuco-Matão, sob a supervisão do educador social Murilo Fatori. Estes jovens ajudaram na divulgação dos trabalhos realizados pela Carriola do Saber, também presente, apresentando vídeo para todos os alunos e explicando a história e o propósito desta iniciativa que incentiva a leitura.

“Também participou Margareth Ribeiro da Silva (Margô), consultora em transformação e impacto social/ESG Citrosuco, representando o Programa de Parceria pela Valorização da Educação (PVE) do Instituto Votorantim/Citrosuco. Margô é uma grande parceira, incentivadora e entusiasta da Carriola do Saber e do Grupo Matão+Verde, onde a carriola está sempre presente”, resume Rui.

“Foi um dia muito especial e de muita celebração entre todos, com alunos lendo poemas e abrilhantando ainda mais este importante evento, com muita integração e conversas entre todos, saboreando pipoca e suco de laranja patrocinados pela Citrosuco/Votorantin com intermediação da Margô”, completa Rui. Também estiveram presentes Caio César Rodrigues, Alef Tedesco e Mirela Milena Rizzo, respectivamente diretor, vice-diretor e coordenadora pedagógica da EE ‘José Carlos Pinotti’.

 


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários