Sala de Leitura é inaugurada em escola
Evento foi realizado na EE 'José Carlos Pinotti', no último dia 23
- Postado por Natali Galvao |
- segunda, 05 de maio de 2025 | 09:31 hs

No 'Dia Mundial do Livro'. EE 'José Carlos Pinotti' contou na inauguração da sua Sala de Leitura com o Programa Pescar, Carriola do Saber e Grupo Matão+Verde
Foto: Divulgação
Boa parte das Salas de Leitura das Escolas Estaduais de São Paulo passam por uma reestruturação. Desde o início do ano letivo de 2025, professores articuladores e responsáveis pela Sala de Leitura da EE ‘José Carlos Pinotti’, Surhaya Elias e Rui Roberto de Souza, reorganizam o acervo e o espaço, tornando-a mais atrativa, dinâmica e eficiente.
Eles contam com a parceria de outros professores e funcionários e o total apoio da direção e coordenação da escola. “Realizamos vários eventos ao longo desse ano e estamos atendendo aos alunos e professores, não só para a retirada de livros, mas para que também frequentem a Sala de Leitura para realizarem pesquisas e leituras por prazer e entusiasmo, tanto dentro como fora do recinto”, diz Rui.
Entre tantos trabalhos e eventos organizados pela Sala de Leitura, foram realizados neste ano o ‘Dia Internacional da Mulher’, ‘Dia Mundial da Água’, ‘Dia de Conscientização do Autismo’, ‘Painéis de Semanas Temáticas: ‘Dia dos Povos Indígenas’, ‘Tiradentes’, ‘Aniversário de Brasília’, ‘Descobrimento do Brasil’, todos com o intuito de incentivar a leitura entre os alunos, contribuindo com o seu repertório na oralidade, na escrita e na interpretação de textos.
No último dia 16 foi realizada a primeira edição do ‘Sarau de Poesias’, intitulado ‘Pinotti Poetizando’, nos períodos da manhã e da tarde, com ampla adesão de alunos e professores, assim como o apoio do Grêmio Estudantil. “Todas estas atividades nos impulsionaram a realizar a inauguração oficial da Sala de Leitura”, cita Rui.
Assim, no ‘Dia Mundial do Livro’ (23 de abril) foi realizado um evento com a presença de alguns jovens do Programa Pescar, da Citrosuco-Matão, sob a supervisão do educador social Murilo Fatori. Estes jovens ajudaram na divulgação dos trabalhos realizados pela Carriola do Saber, também presente, apresentando vídeo para todos os alunos e explicando a história e o propósito desta iniciativa que incentiva a leitura.
“Também participou Margareth Ribeiro da Silva (Margô), consultora em transformação e impacto social/ESG Citrosuco, representando o Programa de Parceria pela Valorização da Educação (PVE) do Instituto Votorantim/Citrosuco. Margô é uma grande parceira, incentivadora e entusiasta da Carriola do Saber e do Grupo Matão+Verde, onde a carriola está sempre presente”, resume Rui.
“Foi um dia muito especial e de muita celebração entre todos, com alunos lendo poemas e abrilhantando ainda mais este importante evento, com muita integração e conversas entre todos, saboreando pipoca e suco de laranja patrocinados pela Citrosuco/Votorantin com intermediação da Margô”, completa Rui. Também estiveram presentes Caio César Rodrigues, Alef Tedesco e Mirela Milena Rizzo, respectivamente diretor, vice-diretor e coordenadora pedagógica da EE ‘José Carlos Pinotti’.
Fonte: Rogério Bordignon
Comentários