/** PIXELS **/ /** PIXELS **/ A Comarca | PVE-Graduado reinicia jornada por melhoria da educação pública


PVE-Graduado reinicia jornada por melhoria da educação pública

Reunião com o Grupo de Mobilização (Mobi-Matão) aconteceu no dia 20

Retomada para 2024. Integrantes do Mobi-Matão e representantes do PVE-Graduado estiveram reunidos no auditório da Citrosuco
Foto: Rogério Bordignon

O auditório da Citrosuco sediou, no último dia 20, a primeira reunião presencial do Grupo de Mobilização (Mobi-Matão) do Programa de Parceria pela Valorização da Educação (PVE-Graduado, do Grupo Votorantim), retomando a ação que o PVE promove pela melhoria da educação em escolas da rede pública municipal desde o dia 14 de abril de 2023, sendo que encontros do Mobi-Coalizão-Matão ocorrem desde setembro de 2022 na Citrosuco e de forma on-line.

Na reunião do último dia 20, o contexto ‘Construindo nossa coalizão pela educação em Matão’ expôs números e dados referentes a melhorias conquistadas no ano passado nas escolas municipais, sendo que alguns avanços já ocorrerem também por decorrência da atuação do PVE. Estes dados foram mostrados por Mara Suzany Romano Bergamo (Suzy), assessora sênior do PVE-Graduado, contando com a colaboração de Alexandre de Souza, assessor do PVE-Graduado.

Mara e Alexandre são contratados pela consultoria Oficina Municipal e atuam em conjunto com agentes da rede escolar para a formatação de um diagnóstico preciso, mostrando um contexto que evoluiu, mas com espaço para crescimento e melhores índices. “Progressivamente, estamos construindo um caminho que já traz bons resultados, mas que poderá contribuir mais com as escolas da rede pública municipal matonense, parte do compromisso social da Citrosuco”, perspectiva a mobilizadora Margareth Ribeiro da Silva (Margô), especialista em Responsabilidade Social/Sustentabilidade da Citrosuco.

Pontos foram colocados em discussão no encontro presencial e integrantes do Mobi-Matão fizeram colocações, sugestões e críticas construtivas ao que percebem no dia a dia da rede pública municipal matonense, desde exemplos muito bons, como o que é praticado na Escola Municipal ‘Antonio Carlos Manzini’, até a ausência de Grêmio Estudantil, como ocorre na EM ‘Adelino Bordignon’. Há a expectativa quanto a uma integração maior com diretoras escolares e suas equipes, bem como a possibilidade de realizações de audiências públicas para o fortalecimento dos propósitos.

São cinco as escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede pública municipal matonense contempladas: ‘Adelino Bordignon’, ‘Antonio Carlos Manzini’, ‘Benta Maria Ragassi Scutti’ (Caic ‘Maria José Mendonça Gimenez’), ‘Celso de Barros Perche’ (Caju) e ‘Helena Borsetti’ (São Lourenço do Turvo), sendo que todas as ações do PVE 2024 engajam as frentes de Gestão Escolar (Gesc), Gestão Educacional (Gedu) e o Mobi-Matão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, contribuindo com a redução das principais vulnerabilidades.

Além das três pessoas citadas, a reunião do Mobi-Matão contou com Ana Maria Ignácio (Conselho Tutelar), Murillo Trevisanello Pinotti (analista de Projetos do Instituto Terroá), Manuela Geraldo Gimenez (coordenadora de Desenvolvimento Territorial na Politize!); João Augusto Alves de Lima Rissato e Joyce Mara Freitas (respectivos consultor de Projetos e assistente de Projetos do Instituto Terroá) e Murilo Augusto Fatori (educador social do Programa Pescar).

 


Fonte: Rogério Bordignon


  • Compartilhe com os amigos:


Deixe um comentário



Comentários